Exploradores Urbanos e Rurais

Desenvolvida por: Jander… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações nas paisagens rurais e urbanas ao longo do tempo

Esta atividade visa fornecer aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade prática de explorar as transformações ocorridas nas paisagens rurais e urbanas ao longo do tempo. Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e analisar imagens históricas e contemporâneas de um mesmo local, preferencialmente de sua própria cidade ou região. Esta pesquisa incluirá a coleta de imagens, análise crítica das transformações observadas e discussão sobre os impactos dessas mudanças na qualidade de vida das pessoas. O resultado dessa investigação será compartilhado através de apresentações multimídia, incentivando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe. A atividade promove uma aprendizagem significativa e engajamento dos alunos ao permitir que investiguem a história e evolução do ambiente ao seu redor, conectando o conteúdo geográfico com suas próprias experiências e observações.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos uma compreensão profunda sobre como e por que as paisagens rurais e urbanas se transformam ao longo do tempo, e como essas transformações afetam as vidas das pessoas. Além disso, busca-se promover habilidades essenciais de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a coletar, analisar e sintetizar informações de múltiplas fontes, fornecendo-lhes uma base para entender os impactos socioambientais das mudanças nas paisagens. Da mesma forma, espera-se que a atividade estimule a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de articulação de ideias em formato de apresentação, preparando os alunos para desafios acadêmicos e pessoais futuros.

  • Compreender as transformações nas paisagens rurais e urbanas ao longo do tempo.
  • Analisar criticamente os impactos dessas transformações na qualidade de vida das pessoas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em uma apresentação multimídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01 - Identificar mudanças e permanências nas paisagens locais, regionais e do Brasil, reconhecendo a ação de diferentes sujeitos, em diferentes tempos históricos.
  • EF06GE02 - Analisar o uso das tecnologias e suas implicações socioambientais em diferentes contextos e escalas, das locais às globais.
  • EF06GE03 - Comparar modos de vida urbano e rural em diferentes lugares e tempos.
  • EF06GE07 - Utilizar procedimentos de pesquisa e busca de informações, incluindo as digitais, para desenvolver questionamentos e buscar suas respostas sobre aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.
  • EF06GE08 - Elaborar argumentos baseados em dados e informações obtidos em pesquisas para formular e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem o ambiente e a coletividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o estudo das paisagens rurais e urbanas, com foco nas transformações que ocorrem ao longo do tempo devido a fatores humanos e naturais. Será dada ênfase à compreensão de como as ações humanas e os avanços tecnológicos influenciam na alteração dessas paisagens e nas consequências dessas mudanças para a sociedade e o meio ambiente. Também serão exploradas as dinâmicas de trabalho em equipe, pesquisa e apresentação eficaz de informações, preparando os alunos para aplicar essas habilidades em contexto acadêmico e cotidiano.

  • Transformações das paisagens ao longo do tempo.
  • Impactos das alterações paisagísticas na qualidade de vida.
  • Papel das ações humanas e avanços tecnológicos nas mudanças das paisagens.
  • Dinâmicas de trabalho em equipe e pesquisa.
  • Preparação e entrega de apresentações multimídia.

Metodologia

A metodologia ativa será o coração desta atividade, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Através da divisão em grupos, os alunos terão a oportunidade de conduzir pesquisas autônomas, colaborando uns com os outros para coletar e analisar informações. A análise de imagens históricas e atuais permitirá uma compreensão tangível das mudanças nas paisagens. Essa abordagem pretende não só facilitar a aquisição de conhecimento, mas também desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação eficiente.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover aprendizagem colaborativa.
  • Pesquisa e coleta de imagens históricas e atuais de paisagens.
  • Análise crítica das transformações observadas nas imagens.
  • Discussão em grupo sobre os impactos dessas transformações.
  • Preparação e apresentação de descobertas utilizando recursos multimídia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e divisão dos grupos. A segunda aula será dedicada à pesquisa e análise das imagens. A terceira e última aula será utilizada para as apresentações dos grupos e discussões. Esta estrutura permitirá um desenvolvimento gradual dos conceitos e habilidades, culminando em uma sessão de compartilhamento de conhecimento.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e análise das imagens.
  • Aula 3: Preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Durante o processo, será avaliada a eficácia do trabalho em equipe, a participação ativa na pesquisa e na análise das imagens, assim como a contribuição individual para o grupo. O produto final, a apresentação multimídia, será avaliado com base na clareza, profundidade de análise e capacidade de conectar as transformações observadas com os impactos na qualidade de vida das pessoas. Será dada especial atenção à originalidade na apresentação e à habilidade de argumentação e defesa das conclusões alcançadas pelo grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos que permitam a pesquisa e análise de imagens, assim como a preparação e apresentação das descobertas. Acesso à internet para pesquisa de imagens históricas e atuais é essencial, juntamente com equipamentos multimídia para a apresentação final. Além disso, materiais de escrita para anotações e organização das ideias em grupo serão úteis durante todo o processo.

  • Acesso à Internet para pesquisa de imagens.
  • Equipamentos multimídia para apresentações.
  • Materiais de escrita para anotações e organização.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo