Guardiões da Paisagem!

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Preservação das paisagens locais

A atividade 'Guardiões da Paisagem!' é direcionada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de incentivar a conscientização e ação direta na preservação das paisagens locais. Iniciando com uma galeria de fotos exibindo diversas paisagens geográficas - urbanas, rurais e naturais, os estudantes serão estimulados a observar e refletir sobre as características e importâncias desses espaços. Posteriormente, através de uma Roda de Debate, discutirão os desafios enfrentados por essas paisagens devido às mudanças impostas pela sociedade contemporânea e estratégias que podem ser adotadas para sua preservação. O ponto alto da aula será quando os alunos, após aprofundamento do tema, propuserem ações práticas que possam ser implementadas por eles, suas famílias e pela escola para contribuir com a conservação desses ambientes. A atividade será concluída com a criação de um 'pacto pela paisagem', um compromisso individual de cada aluno em dedicar-se à preservação da paisagem local.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de observar, analisar e compreender a importância das paisagens locais, além de reconhecer os impactos causados pela ação humana nessas áreas. Através da galeria de fotos e da Roda de Debate, espera-se fomentar um pensamento crítico sobre as consequências de nossas escolhas para o meio ambiente e incentivar a proatividade na busca por soluções sustentáveis. Também visa fortalecer o senso de responsabilidade e pertencimento ao meio, estimulando ações concretas de preservação e sensibilizando sobre o papel de cada indivíduo na conservação do patrimônio natural e cultural.

  • Observar e analisar diferentes paisagens geográficas.
  • Compreender a importância da preservação das paisagens locais.
  • Reconhecer os impactos da ação humana sobre as paisagens.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre sustentabilidade e conservação.
  • Estimular a proatividade em ações de preservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está fundamentado na exploração das paisagens e no reconhecimento da sua importância ecológica, social e cultural. A metodologia ativa empregada favorece o diálogo, a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento sobre os temas de preservação e sustentabilidade. Através da análise de imagens e do debate guiado, os estudantes serão incentivados a reconhecer as múltiplas dimensões das paisagens e a compreender os desafios atuais para sua preservação.

  • Paisagens geográficas: urbanas, rurais, naturais.
  • Impactos da ação humana sobre as paisagens.
  • Estratégias de preservação das paisagens locais.
  • Responsabilidade individual e coletiva na conservação ambiental.

Metodologia

A utilização da Roda de Debate como metodologia ativa é central nesta atividade. Este formato favorece a expressão de opiniões, o respeito à diversidade de pensamentos e a construção coletiva de conhecimentos e soluções. A exposição inicial com a galeria de fotos serve para sensibilizar e fornecer uma base concreta para a discussão. A proposição de ações práticas e o pacto pela paisagem promovem a aplicação do conhecimento adquirido e o comprometimento dos alunos com ações reais de preservação.

  • Galeria de fotos de diferentes paisagens.
  • Roda de Debate sobre desafios e estratégias de preservação.
  • Proposição de ações práticas de conservação.
  • Elaboração do 'pacto pela paisagem'.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está estruturada para ser desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será realizada a exposição das fotos e introdução ao tema, seguida pela Roda de Debate. Na segunda aula, os alunos trabalharão na proposição de ações práticas e na elaboração do pacto pela paisagem.

  • Aula 1: Exploração da Galeria de Fotos e Introdução ao Debate.
  • Aula 2: Proposição de Ações e Elaboração do Pacto pela Paisagem.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, a qualidade das contribuições ao diálogo, o engajamento no desenvolvimento de soluções práticas e a elaboração do 'pacto pela paisagem'. Será valorizado o esforço em compreender as questões discutidas, a criatividade nas propostas de ação e a reflexão sobre o papel individual e coletivo na preservação das paisagens. Exemplos de ações e compromissos assumidos no pacto serão compartilhados e discutidos em classe, incentivando o reconhecimento e a valorização dos esforços individuais e coletivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos como uma seleção variada de fotos de paisagens geográficas, projetor ou tela para sua exibição, espaço adequado para a realização da Roda de Debate que permita a participação de todos os alunos de maneira confortável, materiais para a elaboração do pacto pela paisagem (papel, canetas, cartolinas) e acesso à internet para pesquisa de informações adicionais caso necessário.

  • Seleção de fotos de paisagens geográficas.
  • Projetor ou tela para exibição das fotos.
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.
  • Materiais para elaboração do pacto pela paisagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo