A aula 'Hidrólogos Mirins' visa introduzir estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à temática do uso e gestão dos recursos hídricos. Através de um debate em roda de conversa, os alunos irão discutir sobre sistemas de irrigação, tratamentos de água e redes de distribuição, identificando as vantagens e desvantagens de cada um. A partir dessa discussão, eles serão desafiados a criar um projeto prático para simular um sistema de irrigação sustentável, utilizando materiais recicláveis. Esta abordagem prática é projetada para incentivar uma compreensão mais ativa e crítica das interações entre sociedade e natureza, focando nas transformações dos biomas locais e globais. A atividade culmina com a apresentação dos protótipos, onde os estudantes irão explicar suas decisões criativas, discutindo impactos ambientais e possíveis soluções para o tratamento de água.
O objetivo de aprendizagem principal desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e explicar as diversas formas de uso dos solos e recursos hídricos, relacionando-as às suas vantagens e desvantagens contextuais. Além disso, busca-se fomentar a análise crítica das interações entre sociedade e natureza, instigando os alunos a refletirem sobre como suas ações podem impactar ecossistemas locais e globais. Através de discussões e atividades práticas, os alunos irão consolidar o entendimento sobre sistemas de irrigação sustentáveis, promovendo uma consciência ambiental mais aguçada.
O conteúdo programático desta atividade aborda a interação entre uso do solo e gestão de recursos hídricos, proporcionando um entendimento ampliado sobre as práticas de gestão sustentável. Os alunos serão encorajados a explorar a relação entre estas práticas e suas implicações sobre a biodiversidade. Desta forma, o conteúdo transforma-se em um ponto de partida para discussões sobre técnicas de irrigação sustentável e sistemas de tratamento de água, ao mesmo tempo que se relaciona com as realidades locais e globais.
A metodologia proporcionará um equilíbrio entre teoria e prática, iniciando com uma roda de conversa para contextualizar os alunos sobre os temas centrais do uso da água, e seguir para uma atividade prática baseada em projeto. Serão empregadas metodologias ativas, onde os alunos se tornam agentes de seu próprio conhecimento durante o processo de construção de protótipos, utilizando materiais recicláveis. Esta estratégia tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de habilidades colaborativas e criativas, além de incentivar a autoaprendizagem e reflexão crítica.
O cronograma da atividade será distribuído ao longo de 15 horas, divididas em 22,5 aulas de 40 minutos. Esta estrutura permitirá que o conteúdo seja abordado de maneira aprofundada, com um tempo suficiente para discussões e desenvolvimento de projetos práticos. A cada aula, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos da temática, culminando na apresentação de protótipos, o que garantirá a consolidação do aprendizado de forma eficaz.
A avaliação dos alunos nesta atividade será feita de maneira integrada e contínua, considerando tanto a participação nos debates quanto a execução do projeto prático. Serão utilizados critérios como a capacidade de trabalhar em grupo, criatividade na concepção do protótipo, e coerência na explicação das escolhas feitas. Um exemplo de avaliação seria analisar como um grupo aplicou técnicas de irrigação sustentável em seu protótipo e se foram capazes de identificar as vantagens e desvantagens relacionadas, além de como abordaram aspectos de consciência ambiental. A autoavaliação e avaliação entre pares também são incentivadas, permitindo que os estudantes reflitam sobre seu próprio aprendizado e encontrem áreas para melhoria.
Para esta atividade, é essencial que os alunos tenham acesso a uma variedade de materiais recicláveis, como garrafas plásticas, tubos de papelão e outros itens domésticos reutilizados para a criação de seus protótipos. A sala de aula precisará ser ajustada para facilitar o trabalho em grupo e o armazenamento dos projetos. Recursos audiovisuais serão usados durante as exposições teóricas e também poderão auxiliar na recordação de conceitos-chave durante o projeto.
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