Nesta atividade, intitulada 'Jornalistas do Meio Ambiente', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão jornalistas investigativos focados em temáticas ambientais. Após um processo de imersão em conteúdos sobre problemas ambientais globais e locais, por meio de vídeos e artigos selecionados e providenciados anteriormente, os estudantes utilizarão o ambiente de sala de aula para realizar uma atividade de análise crítica e de produção de conteúdo. Como produto final, eles deverão elaborar notícias ou pequenos documentários que destaquem as questões ambientais estudadas e as iniciativas de preservação e melhoria da qualidade de vida relacionadas a esses temas. Este projeto pedagógico visa não apenas fomentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental mas também desenvolver competências como pesquisa, escrita, comunicação e análise crítica nos alunos, incentivando-os a se tornarem protagonistas na busca por soluções sustentáveis.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na problemática ambiental através de uma perspectiva crítica e reflexiva, estimulando a busca por soluções sustentáveis. Deseja-se que, ao assumirem o papel de jornalistas do meio ambiente, desenvolvam habilidades essenciais de pesquisa, seleção e análise de informações de forma crítica, além da capacidade de comunicar suas descobertas e ideias de maneira clara e objetiva. Essa experiência pretende ainda promover a realização de atividades colaborativas, impulsionando o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
Esta atividade se alinha aos conteúdos de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa, com enfoque interdisciplinar. Através da metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos serão encorajados a explorar, inicialmente de modo individual e posteriormente de forma colaborativa, os impactos das atividades humanas no meio ambiente, assim como diversas iniciativas de preservação. O intuito é fornecer aos estudantes uma visão ampla e diversificada sobre as questões ambientais, habilidades de informativos estruturados e produção de conteúdos visuais e escritos.
A atividade segue a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, combinada com Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa abordagem permitirá que os alunos se apropriem do seu processo de aprendizagem de maneira significativa. Inicialmente, fora da sala de aula, eles cumprirão a missão de explorar conteúdos multimídia sobre questões ambientais. Já em sala, trabalharão em grupos para a produção de notícias e documentários, aplicando o conhecimento adquirido. Ferramentas digitais e técnicas de jornalismo serão exploradas para enriquecer a produção dos alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos discutirão os conteúdos explorados individualmente e iniciarão o planejamento de suas produções. Na segunda aula, eles finalizarão suas produções e realizarão uma exposição das notícias e documentários criados.
Os alunos serão avaliados com base em critérios como a profundidade da pesquisa, a qualidade da análise crítica, a originalidade e a clareza da comunicação em suas produções. O trabalho colaborativo e o engajamento nas atividades também serão considerados. Exemplos de instrumentos de avaliação incluem rubricas detalhadas que contemplam os critérios mencionados, além de autoavaliações e avaliações entre pares para incentivar a reflexão sobre o próprio aprendizado e o dos colegas.
Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem acesso a computadores ou dispositivos com conexão à internet para a pesquisa e produção de conteúdos, programas de edição de textos e vídeos, e projeção para exibição das produções finais. Materiais de apoio como artigos, vídeos selecionados e guias de produção de notícias e documentários também serão providenciados para auxiliar os alunos em suas pesquisas e produções.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula