Mapa das Emoções

Desenvolvida por: Marsel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Educação Emocional
Temática: Relação emocional com o espaço urbano

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental vão criar um mapa emocional do bairro onde vivem. O objetivo é discutir sobre os diferentes locais que frequentam e como se sentem em relação a cada um deles. Através do uso de papel e canetas coloridas, os alunos desenharão um mapa que representa seus sentimentos em relação aos espaços do bairro, destacando percepções de segurança, alegria ou apreensão. Esta atividade incentiva a reflexão sobre a relação pessoal com o espaço e aumenta a compreensão sobre identidade e lugar. Durante a atividade, são promovidas discussões de grupo onde os alunos podem compartilhar suas experiências e sentimentos, fomentando a empatia e o respeito pelas percepções alheias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em fomentar a autoreflexão e o reconhecimento das emoções ao interagir com diferentes espaços urbanos. Através do mapeamento emocional, os alunos desenvolvem competências em geografia ao correlacionarem suas emoções com locais específicos do bairro. Espera-se que os alunos ampliem sua capacidade de identificar e expressar seus sentimentos, além de promover o debate respeitoso e colaborativo em sala de aula.

  • Fomentar a compreensão das emoções relacionadas a espaços urbanos.
  • Desenvolver habilidades de mapeamento e representação gráfica.
  • Promover a expressão verbal e escrita das emoções e reflexões pessoais.
  • Incentivar o respeito e a empatia na discussão de sentimentos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre identidade e pertencimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE03: Analisar as relações entre a paisagem e as vivências cotidianas dos alunos.
  • EF06GE04: Identificar e analisar as relações de pertencimento dos alunos com os diferentes ambientes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade envolve a interseção entre educação emocional e geográfica. Os alunos serão guiados a refletirem sobre as emoções associadas aos espaços físicos do bairro e como essas sensações influenciam sua percepção de identidade e pertencimento. O exercício do desenho do mapa emocional coaduna com a observação, análise e representação gráfica de informações subjetivas.

  • Discussão sobre locais frequentados e emoções associadas.
  • Desenho e representação gráfica de mapas emocionais.
  • Análise crítica das práticas espaciais cotidianas.
  • Reflexão sobre identidade, espaço e segurança emocional.

Metodologia

A metodologia aplicada nesse plano de aula é baseada em uma abordagem ativa e participativa, onde os alunos são incentivados a se expressar e a refletir sobre suas experiências individuais e coletivas. Esta abordagem permite que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas e socioemocionais através de atividades práticas e dinâmicas colaborativas.

  • Discussão em grupo sobre os sentimentos em relação ao bairro.
  • Atividade prática de desenho e criação de mapas emocionais.
  • Exposição e compartilhamento dos mapas emocionais criados.
  • Feedback colaborativo entre os colegas sobre as exposições.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está dividido em duas sessões de 60 minutos, focadas na discussão e na criação dos mapas emocionais. Na primeira aula, a ênfase é a reflexão e discussão em grupo sobre os espaços frequentados no bairro. Já a segunda aula concentra-se na execução do mapa e compartilhamento dos resultados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e discussão coletiva sobre os sentimentos em relação ao bairro.
  • Aula 2: Criação prática dos mapas emocionais e compartilhamento das produções.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos nas discussões e na qualidade do mapa emocional criado. Serão considerados critérios como a clareza na expressão dos sentimentos, originalidade e criatividade no mapa, e a capacidade de argumentação durante o compartilhamento de suas visões. Exemplos de avaliação incluem observar se o aluno consegue identificar emoções específicas e correlacioná-las a locais, bem como a riqueza com que descreve suas experiências pessoais em relação a esses lugares.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade incluem materiais simples que facilitam a expressão criativa e a comunicação. Tais materiais são selecionados para estimular a expressão artística e facilitar a organização das ideias.

  • Papel A3 ou A4 para desenho.
  • Canetas coloridas e lápis de cor.
  • Quadro branco e projetor para discussão de ideias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo