Mapa do Tempo: Descobrindo o Passado e o Presente do Meu Bairro

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Geografia, História]
Temática: [História local, Mudança de paisagens]

[Esta atividade busca aproximar os alunos do 6º ano da história do seu próprio bairro, permitindo que investiguem as mudanças de paisagem ao longo do tempo. Divididos em grupos, os estudantes explorarão fotos antigas e atuais, além de realizarem entrevistas com moradores mais antigos da comunidade, para captar suas memórias e percepções sobre as transformações ocorridas. O intuito é engajar os alunos em um processo de descoberta histórica e social, estimulando o senso crítico sobre o espaço que habitam, seus processos de mudança e o impacto dessas transformações na identidade e na qualidade de vida locais. Ao final das atividades, cada grupo terá a missão de criar um gráfico ou mapa ilustrativo, que evidencie as principais modificações observadas e o que elas representam para a comunidade. Essa atividade não só valoriza o protagonismo dos alunos, mas também fortalece a conexão com o ambiente em que vivem e desperta uma consciência mais profunda sobre a importância da preservação e do desenvolvimento sustentável.]

Objetivos de Aprendizagem

[O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é promover nos alunos a capacidade de realizar análises críticas e comparativas sobre a evolução do bairro onde moram, entendendo a dinâmica das transformações geográficas e sociais. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise de fontes históricas e orais, e leitura de mapas e gráficos. A atividade busca encorajar um pensamento reflexivo sobre o papel do tempo e das ações humanas nas mudanças das paisagens, fomentando uma visão integrada das disciplinas de Geografia e História.]

  • [Promover o entendimento das mudanças geográficas e sociais locai

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade está estruturado para abordar a história local, a interpretação de imagens e relatos orais, análise e produção de gráficos e mapas, e a crítica das transformações socioespaciais. Ao ler, comparar e discutir diferentes fontes, os alunos adquirem uma compreensão histórica e espacial mais ampla e refinada. A interdisciplinaridade do conteúdo permite uma visão integradora, que contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como a cidadania e o respeito à memória coletiva.]

  • [História local e mudanças de paisage

Metodologia

[A metodologia da atividade utiliza uma abordagem ativa e colaborativa, onde os alunos são divididos em grupos para realizar pesquisas e discussões em torno das mudanças no bairro. A estratégia pedagógica inclui o uso de fontes históricas, relatos orais, trabalho de campo e elaboração de mapas e gráficos. Este método estimula a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de competências analíticas e criativas, ao mesmo tempo em que promove o respeito e o trabalho em equipe.]

  • [Abordagem ativa e colaborativ

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para garantir que cada etapa do processo seja abordada de forma apropriada e dentro do tempo disponível. A divisão em três aulas de 40 minutos permite que os alunos explorem cada aspecto do projeto de maneira estruturada. A sequenciação lógica e clara das atividades favorece um aprendizado profundo e significativo, garantindo que os objetivos pedagógicos sejam plenamente atingidos dentro do tempo estabelecido.]

  • [Aula 1: Introdução ao projeto e análise de fotos antiga

Avaliação

[A avaliação será contínua e processual, considerando o envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto. Os critérios incluem a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas, a criatividade e clareza na elaboração dos gráficos ou mapas, além da capacidade de cada grupo em apresentar e discutir suas descobertas. Exemplos práticos incluem a observação das dinâmicas de grupo durante as atividades, a análise dos materiais produzidos pelos alunos, e a autoavaliação e feedback do grupo sobre o processo vivido. A avaliação tem como objetivo principal reconhecer e valorizar o esforço dos alunos, estimular o protagonismo e promover o desenvolvimento de habilidades essenciais.]

Materiais e ferramentas:

[A atividade contará com uma variedade de recursos para apoiar a execução das tarefas propostas. Incentivando uma interação dinâmica, o uso de fotografias antigas e atuais, gravadores para entrevistas, equipamentos de projeção para apresentação dos resultados, cartolinas, canetas coloridas e acesso à internet constituem um arsenal importantíssimo de ferramentas que facilitam a realização das atividades práticas. Esses recursos não só tornam o aprendizado mais engajador, mas também oferecem as ferramentas necessárias para que os alunos explorem e expressem suas descobertas de maneira criativa e informada.]

  • [Fotografias históricas e atuai

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo