Mapeamento de Memórias

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações Espaciais ao Longo do Tempo

A atividade 'Mapeamento de Memórias' visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e empírica das transformações no uso do espaço ao longo do tempo em sua própria comunidade. Através de entrevistas com membros mais velhos da comunidade, os alunos deverão recolher histórias e relatos sobre como era a região há 20 ou 30 anos atrás. Com base nessas informações, irão construir um mapa destacando os principais locais mencionados e descrevendo suas mudanças ao longo do tempo. Essa atividade procura conectar conhecimentos teóricos de Geografia com uma aplicação prática e significativa, fomentando habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho colaborativo, enquanto promove a valorização da memória e da identidade local.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade giram em torno do desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica. Os alunos serão incentivados a explorar como fazer perguntas significativas durante as entrevistas, sintetizar informações e registrar mudanças espaciais, fortalecendo suas capacidades de observação e reflexão. Além disso, desenvolverão um entendimento sobre a evolução das paisagens e o impacto das ações humanas ao longo do tempo, estimulando uma consciência histórica e espacial.

  • Reconhecer a importância da memória coletiva na compreensão das mudanças espaciais.
  • Desenvolver habilidades de entrevista e coleta de dados qualitativos.
  • Conectar conhecimentos geográficos teóricos com observações práticas da comunidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a análise das transformações espaciais a partir de uma perspectiva geográfica e histórica. Ao mapear as memórias da comunidade, os alunos terão oportunidade de observar como a dinâmica social e econômica influencia a configuração dos espaços. O enfoque está na interpretação de dados recolhidos através das entrevistas e na criação de um material visual que sintetize essas informações, construindo assim uma narrativa histórica espacial.

  • História e Geografia da Comunidade.
  • Métodos de coleta e registro de dados qualitativos.
  • Análise de transformações espaciais ao longo do tempo.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é a de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos trabalham em grupos para realizar entrevistas, coletar e analisar dados, e compor um mapa narrativo. Essa abordagem é eficaz para promover o engajamento dos alunos, estimular a colaboração e desenvolver competências de pesquisa acadêmica e técnicas de entrevista. O processo ativo de construção do conhecimento fortalece a autonomia dos estudantes e os conecta diretamente com a realidade da sua comunidade.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Entrevistas qualitativas com a comunidade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para a coleta de dados, discussão e análise das informações e apresentação dos resultados. O objetivo é garantir que os alunos tenham tempo suficiente para se engajar profundamente em cada etapa do processo de aprendizagem, desde a preparação até a finalização do mapa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e coleta de dados.
  • Aula 2: Análise de dados e construção do mapa narrativo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos. Os alunos serão avaliados pela sua participação nas atividades de grupo, qualidade das perguntas formuladas durante as entrevistas e a capacidade de sintetizar as informações coletadas em um mapa coerente e informativo. Exemplos de avaliação incluem a observação do empenho no trabalho em grupo, revisão das anotações das entrevistas e análise do produto final, o mapa de memórias. Também será considerado o nível de compreensão dos alunos sobre as mudanças espaciais ao longo do tempo, conforme apresentado no mapa e na discussão em sala.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de materiais diversos que facilitem o desenvolvimento completo e eficaz do trabalho proposto. Eles incluirão, entre outros, itens para registros de entrevistas, materiais para construção do mapa e ferramentas que auxiliem no processo colaborativo entre os alunos. Esses recursos foram escolhidos para assegurar que a atividade seja prática, participativa e integradora dentro do contexto geográfico e histórico solicitado.

  • Gravadores ou smartphones para registrar as entrevistas.
  • Papéis, lápis, canetas e cartolinas para elaborar o mapa.
  • Acesso a informações históricas da comunidade (bibliotecas locais ou arquivos digitais).

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