Meteorologistas Mirins

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Movimentos Planetários e Climatologia

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em meteorologistas mirins, investigando e compartilhando o impacto dos movimentos planetários no clima terrestre. Divididos em grupos, os estudantes serão responsáveis por uma estação do ano, tendo como tarefa investigar como o movimento da Terra em torno do Sol influencia as condições climáticas de suas respectivas estações. Eles deverão explorar aspectos como precipitação, ventos e mudanças de temperatura, assim como observar as adaptações da fauna e da flora. Após a fase de pesquisa, cada grupo irá criar um 'Jornal do Tempo', produzindo previsões climáticas dramatizadas e utilizando recursos visuais e experimentos para demonstrar seus conceitos. Esta atividade visa não apenas a compreensão dos conceitos de meteorologia e climatologia mas também a prática de habilidades analíticas, criativas e de apresentação em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre os conceitos de movimentos planetários, tempo atmosférico e padrões climáticos. Eles aprenderão a relacionar esses conceitos com as estações do ano, compreendendo como as mudanças na posição da Terra em relação ao Sol afetam o clima. Além disso, o projeto busca desenvolver habilidades analíticas ao pesquisar características específicas de cada estação, incluindo a adaptação de animais e o tipo de vegetação. Também será fomentado o trabalho em equipe, a criatividade, ao elaborar o 'Jornal do Tempo', e a capacidade de comunicação ao compartilhar suas descobertas com a classe.

  • Compreender o impacto dos movimentos planetários nas condições climáticas da Terra.
  • Explorar características específicas das estações do ano, incluindo tipos de vegetação e adaptação dos animais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Praticar a apresentação em público e o trabalho em equipe.
  • Criar e utilizar recursos visuais e experimentos para demonstrar conceitos climáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba uma abordagem interdisciplinar, incluindo geografia, ciências e arte, para explorar os conceitos de movimentos planetários, tempo atmosférico e padrões climáticos. A atividade permitirá aos alunos compreender como a Terra se move em relação ao Sol e como isso influencia o clima em diferentes estações do ano. Eles também investigarão os ecossistemas terrestres, observando como diferentes formas de vida se adaptam às mudanças climáticas sazonais.

  • Movimentos da Terra e suas consequências climáticas.
  • Características das estações do ano.
  • Adaptação da fauna e flora às condições climáticas.
  • Conceitos de meteorologia: precipitação, ventos e temperatura.
  • Criação de recursos visuais e experimentos para demonstração de conceitos.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada em aprendizado ativo, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem através de pesquisa, exploração e expressão criativa. A divisão em grupos permite a colaboração e o engajamento em um projeto comum, onde cada equipe tem a liberdade de investigar e sintetizar informações de forma criativa. A preparação e apresentação do 'Jornal do Tempo' oferece uma plataforma prática para aplicar conhecimentos teóricos em um contexto dinâmico e interativo.

  • Pesquisa em grupo sobre uma estação do ano específica.
  • Desenvolvimento de experimentos simples para demonstrar conceitos climáticos.
  • Criação de recursos visuais para acompanhar a apresentação.
  • Dramatização de um 'Jornal do Tempo' para compartilhar descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2 aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. A primeira aula será dedicada à pesquisa e organização dos grupos, enquanto a segunda se concentrará na finalização dos projetos e nas apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, preparação do 'Jornal do Tempo' e apresentações.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza dos recursos visuais e experimentos, assim como na eficácia da apresentação em comunicar as descobertas do grupo. Será considerado também o trabalho em equipe, avaliando como os alunos se organizaram e colaboraram para a realização da atividade. Critérios como participação ativa, engajamento com o projeto e respeito pelo tempo de apresentação também serão levados em conta.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação de recursos visuais (papel, canetas, tintas), e equipamentos básicos para experimentos simples (copos de plástico, água, gelo). Também é recomendável o uso de uma câmera ou smartphone para registrar as apresentações.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação de recursos visuais (papel, canetas, tintas).
  • Equipamentos para experimentos (copos de plástico, água, gelo).
  • Câmera ou smartphone para registro das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo