Missão Sensorial no Trânsito

Desenvolvida por: Ocilen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia e Geografia
Temática: Sensores e Educação para o Trânsito

Nesta atividade, intitulada 'Missão Sensorial no Trânsito', os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental explorarão a aplicação de sensores em robôs para a educação no trânsito. Utilizando robôs equipados com sensores de luz e movimento, os estudantes serão responsáveis por programar os dispositivos para replicar situações reais de trânsito, como funcionamento de sinais luminosos e interação em cruzamentos semáforos. Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de analisar como diferentes sociedades organizam o uso dos espaços urbanos no contexto do trânsito, com uma atenção especial para as práticas dos povos originários. Além disso, a turma discutirá como essas paisagens urbanas evoluíram ao longo do tempo. A atividade é planejada para desenvolver uma compreensão prática e crítica sobre a organização das paisagens urbanas e seu uso, e permitir que os estudantes façam conexões entre tecnologia, sociedade e espaço.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver uma compreensão significativa sobre o uso dos sensores em robótica e sua aplicação em contextos reais do dia a dia, como o trânsito urbano. Pretende-se que os alunos consigam traçar paralelos entre o aprendizado tecnológico e as suas implicações nas mudanças urbanas ao longo do tempo, fomentando a percepção crítica sobre a transformação das cidades e suas variáveis sociais. Eles serão estimulados a extrapolar conceitos técnicos para análises sociais, culturais e históricas, considerando como diferentes povos, especialmente os originários, utilizam e modificam essas paisagens.

  • Compreender o funcionamento de sensores de luz e movimento em robôs.
  • Programar robôs para simular cenas de trânsito.
  • Analisar o uso dos espaços urbanos por diferentes sociedades.
  • Refletir sobre as transformações das paisagens urbanas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos fundamentais de sensores em robótica, a programação básica para controle de sinais de trânsito, e a análise crítica de paisagens urbanas sob diferentes contextos culturais e temporais. Ao integrar conhecimentos de geografia e tecnologia, a atividade procura capacitar os alunos a compreender não só o funcionamento mecânico dos robôs, mas também as dinâmicas sociais que influenciam a organização espacial urbana.

  • Funcionamento dos sensores de luz e movimento.
  • Programação de robôs para simulação de trânsito.
  • Estudo das paisagens urbanas ao longo do tempo.
  • Comparação entre práticas urbanas de diferentes culturas.

Metodologia

A metodologia aplicada será predominantemente prática-experimental, com ênfase em aprendizado por projeto. Os alunos trabalharão em grupos para promover o aprendizado colaborativo e serão encorajados a realizar experimentações contínuas com os robôs, o que estimulará habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Discussões em grupo e reflexões coletivas serão fundamentais para promover o entendimento dos contextos culturais e históricos associados.

  • Aprendizado baseado em projetos.
  • Trabalho em grupo e colaborativo.
  • Experimentação prática com robôs.
  • Reflexão e discussão sobre contextos culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade prática está estruturado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos de sensores e programação. Já na segunda aula, aplicarão esse conhecimento para programar os robôs e simularão sistemas de trânsito, seguido de discussões sobre o impacto cultural e histórico das práticas urbanas.

  • Aula 1: Introdução aos sensores e programação básica de robôs.
  • Aula 2: Simulação de sistemas de trânsito e discussão sobre paisagens urbanas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de uma abordagem contínua e formativa, observando-se a participação ativa e o envolvimento nas atividades práticas. Critérios como a capacidade de programar os robôs conforme o objetivo proposto, a criatividade na simulação das situações de trânsito, e a contribuição nas discussões em grupo sobre as paisagens urbanas e suas transformações sociais serão fundamentais. Um exemplo seria avaliar a capacidade do grupo em explicar a escolha de suas programações e relatar como os desafios encontrados foram superados nas simulações realizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais tecnológicos e informativos para apoiar o aprendizado prático e conceitual. Garantir a disponibilidade desses recursos é essencial para que os alunos possam experimentar de forma abrangente e engajar-se com as problemáticas sociais relacionadas ao trânsito.

  • Robôs com sensores de luz e movimento.
  • Computadores ou tablets para programação.
  • Material de apoio sobre educação para o trânsito.
  • Imagens e vídeos sobre paisagens urbanas e dinâmicas culturais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo