Mistérios do Clima: Detetives da Atmosfera

Desenvolvida por: Jucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Clima e movimentos da Terra

Nesta atividade interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives climáticos, com a missão de desvendar como os movimentos da Terra - rotação e translação - afetam o clima e o tempo atmosférico. Organizados em equipes, eles participarão de uma caça ao tesouro educativa, buscando pistas escondidas tanto na sala de aula quanto em um ambiente virtual pré-configurado pelo professor, se aplicável, com o intuito de coletar evidências sobre estes fenômenos naturais. À medida que avançam, serão desafiados a conectar as pistas encontradas com os conceitos científicos estudados. A atividade culminará em uma Roda de Debate, onde cada equipe compartilhará suas descobertas, construindo coletivamente um entendimento mais aprofundado sobre como os movimentos da Terra influenciam padrões climáticos e o tempo atmosférico. Esta atividade prática visa não apenas reforçar conceitos fundamentais da geografia e das ciências da terra, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e interativa sobre a influência dos movimentos da Terra no clima e no tempo atmosférico. Por meio da metodologia ativa e da gamificação, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de investigação científica, coleta de dados e análise crítica. Além disso, a atividade busca fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e promover o uso eficaz da linguagem para argumentação e debate. Ao final, os estudantes serão capazes de relacionar conceitos científicos com fenômenos observáveis, contribuindo para uma aprendizagem significativa sobre os padrões climáticos globais.

  • Entender a influência dos movimentos de rotação e translação da Terra no clima e tempo atmosférico.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação científica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Promover o pensamento crítico através da coleta e análise de dados.
  • Relacionar conceitos geográficos e científicos com fenômenos observáveis do dia a dia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Conteúdo Programático

Este plano aborda conceitos fundamentais relacionados aos movimentos da Terra e seu impacto sobre o clima e o tempo atmosférico. Serão explorados temas como a rotação e a translação da Terra, zonas climáticas, circulação atmosférica e fenômenos climáticos. De maneira dinâmica e interativa, a atividade propõe uma abordagem que vai além da memorização, incentivando a compreensão e a aplicação dos conceitos em situações práticas e cotidianas. A metodologia ativa e a caça ao tesouro servem como ferramentas para engajar os alunos na construção do conhecimento.

  • Movimentos da Terra: rotação e translação.
  • Influência dos movimentos da Terra no clima e tempo atmosférico.
  • Zonas climáticas da Terra.
  • Conceitos básicos de circulação atmosférica.
  • Fenômenos climáticos associados aos movimentos da Terra.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada no aprendizado ativo e na participação dos alunos. Inicia-se com uma breve introdução teórica, seguida por uma caça ao tesouro que requer que os estudantes busquem pistas escondidas, tanto de maneira física quanto virtual. A colaboração em equipe é fundamental para o sucesso na missão. Posteriormente, a Roda de Debate facilitará a partilha de descobertas e a construção coletiva do conhecimento, incentivando a argumentação e o pensamento crítico. Esta abordagem metodológica visa tornar o aprendizado mais envolvente e significativo.

  • Introdução teórica sobre movimentos da Terra e seu impacto no clima.
  • Caça ao tesouro educativa para coleta de pistas sobre o tema.
  • Trabalho em equipe para a investigação e análise das pistas coletadas.
  • Roda de Debate para compartilhamento de descobertas e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos. Iniciaremos com 10 minutos de introdução teórica, seguidos por 30 minutos dedicados à caça ao tesouro e coleta de pistas. Os últimos 20 minutos serão reservados para a Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e discutir suas hipóteses com o grupo.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, caça ao tesouro e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das evidências coletadas durante a caça ao tesouro e na contribuição de cada equipe para a Roda de Debate. Cada aspecto avaliativo buscará medir o entendimento dos conceitos abordados, a capacidade de trabalho em equipe, a habilidade de pesquisa e análise crítica dos dados coletados, bem como a eficácia na comunicação das hipóteses e conclusões. Exemplos de critérios incluem a clareza na exposição de ideias, o embasamento das hipóteses com as pistas coletadas e a relevância e aplicação dos conceitos estudados nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como pistas impressas ou digitais relativas aos conceitos estudados, acesso a um ambiente virtual, se aplicável, para a caça ao tesouro digital, e recursos para a gravação e compartilhamento das discussões na Roda de Debate. Além disso, é importante que haja acesso a materiais de apoio como mapas, globos terrestres e recursos audiovisuais que ilustrem os movimentos da Terra e seus efeitos climáticos.

  • Pistas impressas ou digitais sobre rotação e translação da Terra.
  • Ambiente virtual para caça ao tesouro (se aplicável).
  • Materiais de apoio como mapas e globos terrestres.
  • Recursos audiovisuais para ilustrar conceitos geográficos.
  • Ferramentas para a gravação e compartilhamento da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo