Nesta atividade de aprendizagem baseada em projetos, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma investigação sobre o ciclo da água, com ênfase na observação e comparação entre as características deste ciclo em ambientes urbanos e rurais. Através de experimentos práticos, observações diretas e construção de maquetes, os estudantes terão a oportunidade de explorar como a água se move através de seu ciclo, como é afetada pela cobertura do solo e pelas atividades humanas e a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos. A atividade promoverá habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e consciência ambiental ao desafiar os alunos a planejar e executar experimentos para simular o escoamento superficial, observar a absorção de água pelo solo em diferentes coberturas vegetais, e apresentar suas descobertas de forma criativa.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão do ciclo da água e na identificação das diferenças na dinâmica da água entre ambientes urbanos e rurais. Os alunos desenvolverão habilidades relacionadas à observação científica, formulação de hipóteses, experimentação, análise de dados e apresentação de resultados. Além disso, a atividade tem como objetivo promover a conscientização sobre questões ambientais, especialmente a gestão sustentável dos recursos hídricos, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre o impacto das atividades humanas no ciclo da água e no meio ambiente como um todo.
Ao explorar o ciclo da água e seu impacto em diferentes ambientes, os alunos abordarão conceitos fundamentais da geografia e ciências ambientais. Estudarão o ciclo da água, investigarão os processos de absorção pelo solo e escoamento superficial, e analisarão as alterações na paisagem provocadas pela urbanização. Além disso, discutirão a influência do ser humano no ciclo da água e a importância de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos.
Utilizando uma combinação de metodologias ativas, como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão incentivados a atuar como pesquisadores ativos. Participarão de experimentos para simular processos naturais, análise de solos, construção de maquetes e jogos educativos para reforçar o aprendizado. Esta abordagem favorece o engajamento e a participação ativa dos alunos, permitindo que experienciem de forma prática os conceitos estudados.
Esta atividade será conduzida em uma aula de 60 minutos, onde os alunos serão divididos em grupos para realizar os experimentos e iniciar a construção das maquetes. Seguirá uma breve discussão sobre as observações e resultados preliminares, preparando o terreno para futuras análises e conclusões.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade dos experimentos realizados, na precisão das observações e na criatividade das maquetes construídas. Os alunos também serão avaliados por sua capacidade de trabalhar em equipe, de realizar uma apresentação coesiva dos resultados e de demonstrar compreensão sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. Exemplos de critérios de avaliação incluem clareza e detalhamento na apresentação dos resultados, aplicação correta dos conceitos científicos e contribuição para o objetivo final do projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversificados, tais como recipientes para simulação do escoamento superficial, amostras de diferentes tipos de solo, sementes para estudo da vegetação, materiais para construção de maquetes (como papelão, plasticina, tecido azul para água), além de acesso ao local para saída de campo. Adicionalmente, o uso de tecnologias, como aplicativos de simulação de ciclo da água e plataformas colaborativas, podem enriquecer a experiência.
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