Projeto 'Diário da Terrinha'

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Mudanças nas paisagens e sociedades

O projeto 'Diário da Terrinha' visa engajar os alunos do 6º ano em uma investigação sobre a evolução das paisagens locais e a influência das diferentes sociedades, com destaque para os povos originários. Os estudantes serão divididos em grupos, cada um focado em uma época distinta, coletando dados na forma de relatos, fotos, desenhos e miniaturas que ilustram as mudanças na região. O objetivo é fomentar um respeito e compreensão mais profunda sobre as culturas originais e a necessidade de sua preservação no contexto atual, promovendo a valorização das diversidades culturais e históricas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade é estruturada para desenvolver competências críticas nos alunos, incentivando a análise das mudanças espaciais e temporais nas paisagens. Esse projeto proporciona oportunidades para explorar os aspectos históricos e culturais das transformações ambientais, promovendo uma aprendizagem ativa através de pesquisa e expressão artística. Os estudantes serão encorajados a aplicar habilidades de observação crítica e síntese ao documentar suas descobertas sobre como as diversas sociedades interagiram com o ambiente em diferentes períodos.

  • Identificar as transformações paisagísticas e seus fatores determinantes.
  • Compreender a influência das sociedades, especialmente dos povos originários, nas modificações ambientais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação visual e oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma variedade de tópicos relacionados à história das paisagens e suas alterações ao longo do tempo. Este projeto mergulha fundo nas interseções entre geografia e antropologia, buscando entender as relações culturais e ambientais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão abrangente de como as mudanças naturais e antrópicas contribuem para a composição atual das paisagens.

  • Histórico das paisagens locais.
  • Impacto das sociedades na modificação de territórios.
  • Cultura e tradição dos povos originários.

Metodologia

Na condução do projeto, serão adotadas abordagens participativas e colaborativas para promover a coesão grupal e o intercâmbio de conhecimentos. A metodologia está centrada no aluno, utilizando pesquisas de campo e representações visuais para enriquecer a compreensão do conteúdo. Através da exploração guiada, os estudantes desenvolverão habilidades investigativas e criativas ao reunir e interpretar informações relevantes.

  • Divisão da turma em grupos focais.
  • Pesquisa de campo e coleta de dados.
  • Criação de relatos e artefatos visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está delineado para ser implementado ao longo de duas aulas, permitindo aos alunos explorar os temas de forma detalhadas e engajadora. A primeira aula concentrar-se-á na introdução e na pesquisa preliminar, enquanto a segunda será dedicada à elaboração e apresentação do diário.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão em grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos relatos e criação dos artefatos, conclusão e discussão.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, contemplando a participação ativa e a colaboração dos alunos durante o processo de pesquisa e criação. Serão utilizados critérios como a criatividade, precisão das informações, e o cumprimento dos objetivos propostos no projeto. Exemplos incluem a clareza e a coesão dos relatos apresentados, a qualidade visual das miniaturas e desenhos, e a capacidade dos alunos de articular suas descobertas de forma compreensível e reflexiva durante a apresentação final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para estimular a criatividade e proporcionar uma experiência educacional rica e interativa. Os materiais visam suportar a pesquisa, a documentação e a expressão criativa dos alunos, contribuindo para um aprendizado profundo e significativo.

  • Materiais de desenho e pintura.
  • Máquinas fotográficas ou smartphones para registro.
  • Recursos bibliográficos e digitais sobre a história local.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo