Recurso Hídrico em Foco

Desenvolvida por: Luiz F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Consumo de Recursos Hídricos e Transformações nos Ambientes Urbanos

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a explorar dois livros didáticos em busca de informações sobre o consumo de recursos hídricos. Após essa análise detalhada, será conduzida uma roda de debate onde os estudantes compartilharão suas percepções sobre como o uso das bacias hidrográficas transforma os ambientes urbanos. A atividade permite que os alunos não apenas identifiquem variações nas abordagens dos diferentes autores, mas também ampliem seu entendimento sobre a gestão dos recursos hídricos e as particularidades das bacias hidrográficas. Essa experiência de aprendizagem inclui atividades de pesquisa, leitura crítica e discussão, facilitando a troca de ideias em um ambiente colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade de aprendizagem é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o consumo de recursos hídricos e suas consequências nos ambientes urbanos. Os alunos serão incentivados a explorar textos em livros didáticos, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise crítica. Durante a roda de debate, os alunos terão a oportunidade de articular suas descobertas e pensamentos, promovendo assim habilidades de comunicação oral e de argumento. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e comparar diferentes abordagens sobre o tema, reconhecendo a importância das bacias hidrográficas e o impacto de seu uso no ambiente urbano.

  • Compreender o consumo de recursos hídricos e suas consequências nos ambientes urbanos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre o uso das bacias hidrográficas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo do ciclo da água e sua influência nos ambientes urbanos e rurais. Os alunos investigarão como as diferentes bacias hidrográficas são utilizadas em diversas partes do mundo, com foco especial nas regiões urbanas do Brasil. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o escoamento superficial e os componentes morfológicos das bacias, assim como o impacto ambiental resultante do consumo hídrico.

  • Estudo do ciclo da água
  • Impacto das bacias hidrográficas nos ambientes urbanos
  • Morfologia das bacias e escoamento superficial

Metodologia

A metodologia desta atividade é pautada em um aprendizado ativo, onde os alunos serão conduzidos por um processo de descoberta e análise crítica. Inicialmente, serão encorajados a realizar uma pesquisa bibliográfica detalhada utilizando dois livros didáticos. Esse processo será seguido pela organização de uma roda de debate, ambiente este que permitirá a troca e a reflexão sobre as múltiplas abordagens dos textos. A estratégia pedagógica visa à construção coletiva do conhecimento por meio de diálogo e interação.

  • Pesquisa em livros didáticos
  • Discussão em roda de debate
  • Análise crítica de textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos. No primeiro encontro, os alunos se dedicam à pesquisa e leitura dos livros didáticos. Durante a segunda aula, ocorre a roda de debates, onde as descobertas são discutidas em grupo. Esse cronograma permite dedicação exclusiva ao estudo individual seguido por uma troca coletiva.

  • Aula 1: Pesquisa e leitura em livros didáticos
  • Aula 2: Roda de debate e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação desta atividade considerará tanto o engajamento dos alunos durante o processo de pesquisa quanto sua participação e contribuição nas discussões do debate. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade dos alunos de identificar e comparar abordagens diferentes, a clareza e coerência na comunicação de suas ideias e a habilidade em relacionar o consumo hídrico às transformações nos ambientes urbanos. Exemplos: alunos que apresentarem argumentos bem fundamentados e demonstrarem habilidades para conectar conceitos, receberão melhores avaliações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o desenvolvimento desta atividade incluem livros didáticos selecionados, acesso à biblioteca da escola e materiais de anotação para registro das descobertas. Durante a roda de debates, serão usados recursos audiovisuais para facilitar a apresentação das ideias.

  • Livros didáticos
  • Biblioteca da escola
  • Materiais de anotação
  • Recursos audiovisuais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo