Transformadores de Paisagens: Do Arado às Fábricas

Desenvolvida por: Athyll… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Desenvolvimento da agropecuária e industrialização

Nesta atividade, os alunos terão a chance de explorar como o desenvolvimento da agropecuária e a necessidade de produção em larga escala moldaram o surgimento das primeiras fábricas, alterando tanto as paisagens rurais quanto as urbanas ao longo do tempo. A atividade inicia com uma pesquisa de casa, onde os estudantes buscarão informações sobre essas transformações históricas, seus impulsionadores e as consequências sociais, econômicas e ambientais associadas. Na sequência, em sala de aula, haverá uma dinâmica de role-playing, permitindo que os alunos assumam os papéis de agricultores, artesãos e industriais em diferentes períodos históricos. Eles debaterão os benefícios e impactos dessas mudanças, encorajando uma compreensão profunda das complexas relações entre desenvolvimento tecnológico, transformação da paisagem e mudança social. Esta abordagem visa não apenas o entendimento dos conceitos geográficos, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, empatia e análise crítica entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fornecer aos alunos uma compreensão holística das transformações nas paisagens rurais e urbanas ocasionadas pelo desenvolvimento da agropecuária e pela industrialização. Além de entender os conceitos geográficos relacionados, os estudantes serão incentivados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, e argumentação, promovendo o pensamento crítico sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais dessas mudanças. A atividade também visa aprimorar a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe e expressar suas ideias de forma coerente e fundamentada.

  • Compreender as transformações nas paisagens rurais e urbanas devido ao desenvolvimento agropecuário e à industrialização.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate.
  • Fomentar a empatia por diferentes perspectivas históricas e sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
  • EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o desenvolvimento da agropecuária em diferentes fases da história humana e como isso levou ao surgimento das primeiras fábricas e à transformação das paisagens. Além disso, os alunos explorarão as consequências dessas transformações para as sociedades, economias e ambientes locais e globais. Esse exame crítico visa promover uma compreensão das complexidades do desenvolvimento humano e suas interações com o meio ambiente.

  • História da agropecuária e seu desenvolvimento
  • Surgimento das primeiras fábricas e a Revolução Industrial
  • Transformações nas paisagens rurais e urbanas
  • Impactos sociais, econômicos e ambientais destas transformações

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos iniciarão a atividade com pesquisas em casa sobre o tema proposto, promovendo uma preparação prévia e um envolvimento mais profundo com o conteúdo. Em sala de aula, a dinâmica de role-playing facilitará a vivência e compreensão dos conceitos através da simulação de debates históricos entre agricultores, artesãos e industriais, promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido e aprimoramento das habilidades de comunicação e argumentação.

  • Pesquisa em casa
  • Dinâmica de role-playing em sala
  • Debate guiado por questões

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as informações coletadas em suas pesquisas e se prepararão para a dinâmica de role-playing. Na segunda aula, ocorrerá a dinâmica de role-playing, seguida de uma discussão em grupo sobre as descobertas e reflexões provocadas pela atividade.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação para a dinâmica
  • Aula 2: Dinâmica de role-playing e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos na pesquisa prévia, na dinâmica de role-playing e no debate subsequente. Serão considerados o engajamento, a profundidade e a relevância das contribuições individuais para o entendimento coletivo dos temas abordados. Além disso, a capacidade de argumentação, o respeito pelas diferentes perspectivas e o uso de evidências para apoiar suas posições também serão critérios avaliativos. Exemplos concretos da participação dos alunos e reflexões pós-atividade poderão servir como base para feedback individualizado e desenvolvimento de competências.

Materiais e ferramentas:

Esta atividade utilizará recursos como materiais de pesquisa online para estudantes, acesso à biblioteca e recursos digitais para a pesquisa em casa. Para a dinâmica em sala, serão utilizadas fichas de personagens para o role-playing, indicando suas posições e contextos históricos, além de outros materiais de apoio para facilitar o debate, como quadros-negros ou digitais e marcadores.

  • Materiais de pesquisa online e bibliotecários
  • Fichas de personagens para role-playing
  • Recursos para facilitar debates (quadros, marcadores)

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