Viagem ao Redor do Sol

Desenvolvida por: Polyan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Órbita da Terra e as Estações do Ano

A atividade 'Viagem ao Redor do Sol' é uma prática educativa que propõe uma imersiva compreensão dos movimentos da Terra ao redor do Sol e como esses movimentos influenciam as estações do ano, a variação da temperatura e os padrões climáticos. Por meio de uma simulação física da órbita terrestre, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo representará a Terra em um ponto específico de sua órbita. Esta representação permitirá aos estudantes observar e discutir as alterações climáticas e as consequências desses posicionamentos na variação das estações e na temperatura em diferentes regiões do planeta. Utilizando a metodologia da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e discutir as descobertas, promovendo uma reflexão crítica sobre a influência do movimento terrestre no clima global. Essa abordagem prática visa engajar os alunos no aprendizado, fazendo-os compreender a dinâmica planetária e suas implicações de maneira colaborativa e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão detalhada e prática sobre os movimentos da Terra em relação ao Sol e como esses movimentos influenciam diretamente as mudanças climáticas, as estações do ano e os padrões climáticos globalmente. Por meio da simulação e do debate, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas de observação e argumentação, bem como a capacidade de trabalhar em equipe para investigar e comunicar conceitos geocientíficos complexos. É fundamental que os estudantes consigam relacionar o conteúdo aprendido com questões ambientais globais, promovendo a consciência e o respeito pela dinâmica natural do nosso planeta.

  • Compreender os movimentos da Terra ao redor do Sol e suas implicações para as estações do ano e variações climáticas.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica sobre padrões climáticos.
  • Promover o trabalho em equipe e a habilidade de debater argumentos científicos.
  • Relacionar o conteúdo estudado com questões ambientais atuais.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos os fundamentos da movimentação da Terra em torno do Sol, explicando conceitos como o de órbita elíptica, inclinação axial e suas implicações diretas nas mudanças das estações e variações de temperatura globais. Será dada especial atenção às consequências desses fenômenos nos diferentes padrões climáticos observados ao redor do planeta, fomentando nos alunos um entendimento holístico sobre o sistema terrestre e sua complexa relação com o clima.

  • Movimento de rotação e translação da Terra
  • Órbita elíptica e inclinação axial
  • Distribuição de calor solar e as estações do ano
  • Influência do movimento da Terra nos padrões climáticos

Metodologia

A prática educativa será conduzida por meio de uma abordagem ativa de aprendizagem, utilizando como principais metodologias a simulação física e a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por representar e analisar um ponto específico da órbita da Terra. Após a fase de simulação e análise, os grupos participarão de uma Roda de Debate, momento em que poderão compartilhar suas descobertas e discutir as diferentes perspectivas sobre o impacto do movimento da Terra no clima. Essa fase é crucial para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de síntese dos conhecimentos adquiridos.

  • Divisão dos alunos em grupos para simulação da órbita terrestre
  • Representação dos diferentes pontos da órbita e discussão em grupo
  • Roda de Debate para compartilhamento e discussão das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 180 minutos, dividida em três partes: introdução e explicação dos conceitos chave (60 minutos), simulação da órbita da Terra pelos grupos e discussão inicial (60 minutos), seguida pela Roda de Debate para compartilhamento das descobertas e discussão geral (60 minutos).

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e divisão de grupos
  • Aula 1: Simulação da órbita e discussão em grupos
  • Aula 1: Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos durante a atividade, observando-se principalmente a qualidade das argumentações apresentadas na Roda de Debate, e a compreensão demonstrada acerca dos conceitos de movimento da Terra, estações do ano e padrões climáticos. Será dado destaque à habilidade dos alunos de trabalharem em equipe, de comunicarem suas ideias claramente e de colaborarem com argumentos construtivos durante o debate. Além da avaliação qualitativa, os alunos poderão ser solicitados a elaborar um relatório em grupo, descrevendo o que aprenderam com a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos, como um mapa ou globo terrestre, representações do Sol, materiais para demarcação do espaço que simulará a órbita da Terra (fita adesiva, cordas, etc.), além de materiais de apoio para as discussões em grupo e para a Roda de Debate (papéis, canetas, marcadores). Recursos audiovisuais, como slides para a introdução dos conceitos e vídeos ilustrativos, também serão importantes para enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Mapa ou globo terrestre
  • Representações do Sol
  • Materiais para simulação da órbita (fita adesiva, cordas)
  • Materiais de apoio para discussão (papéis, canetas, marcadores)
  • Recursos audiovisuais (slides, vídeos)

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