Caça aos Biomas Brasileiros

Desenvolvida por: Ednald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Biomas Brasileiros

Nesta atividade, intitulada 'Caça aos Biomas Brasileiros', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar os diferentes biomas brasileiros diretamente da sala de aula, assumindo o papel de exploradores. A atividade será divida em grupos, onde cada um será responsável por investigar um dos cinco principais biomas do Brasil: Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária. A investigação envolverá o uso de recursos variados como internet, livros e revistas, permitindo uma aprendizagem ativa e interativa. Cada grupo deverá montar um painel informativo, destacando as principais características do bioma atribuído, incluindo sua flora, fauna e importância ecológica. Além disso, para tornar a apresentação do conteúdo mais envolvente, será solicitado aos grupos que desenvolvam uma apresentação criativa, que pode ser desde jogos educativos até dramatizações, com o objetivo de compartilhar o conhecimento adquirido com os demais colegas, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo e compreensivo sobre os diferentes biomas brasileiros, enfatizando suas características únicas, biodiversidade e importância ecológica. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos consigam identificar e diferenciar os biomas explorados, compreendendo a riqueza natural do Brasil e a necessidade de conservação desses ambientes. Este projeto visa também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e apresentação, estimulando o uso de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa.

  • Identificar e diferenciar os principais biomas brasileiros.
  • Compreender a importância ecológica de cada bioma explorado.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na apresentação dos resultados.
  • Promover a conscientização sobre a conservação dos biomas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Conteúdo Programático

Neste projeto, os alunos terão a chance de explorar o conteúdo programático referente aos biomas brasileiros de uma forma dinâmica e interativa. Através da metodologia ativa, enfatizaremos não apenas a teoria por trás de cada bioma, mas também as diferentes formas de vida que eles sustentam e suas importâncias ecológicas globais. A abordagem permitirá que os estudantes apliquem o conhecimento teórico em situações práticas, incentivando o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

  • Conceitos de biomas.
  • Características dos biomas brasileiros.
  • Flora e fauna típica de cada bioma.
  • Importância ecológica e conservação dos biomas.

Metodologia

A atividade será realizada através de metodologias ativas, incentivando os alunos a serem os protagonistas de seu aprendizado. Eles serão divididos em grupos, cada um representando um bioma, e utilizarão diferentes fontes de informação para realizar a pesquisa. A construção dos painéis informativos e a preparação das apresentações criativas permitirão a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa.

  • Pesquisa em grupo utilizando diferentes recursos.
  • Elaboração de painéis informativos sobre os biomas.
  • Preparação e realização de apresentações criativas para compartilhar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 4 horas, divididas em quatro aulas de 60 minutos cada. Dessa forma, conseguiremos abordar de maneira adequada todos os aspectos necessários para uma compreensão completa dos biomas brasileiros, permitindo uma divisão equilibrada entre pesquisa, preparação e execução das apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos biomas brasileiros e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e início da montagem dos painéis informativos.
  • Aula 3: Conclusão dos painéis e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações finais e debate sobre a importância da conservação dos biomas.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade do grupo de integrar as informações pesquisadas de forma criativa e informativa, tanto nos painéis quanto nas apresentações. Será levado em conta o esforço em desenvolver uma apresentação que engaje os colegas, a clareza na comunicação das informações essenciais sobre o bioma, e a participação ativa durante todo o processo. A avaliação se dará tanto pelo produto final quanto pelo processo de aprendizado colaborativo e engajamento com o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso dessa atividade, serão necessários recursos variados como acesso à internet, livros, revistas, materiais para confecção dos painéis (papel, cartolina, marcadores, cola, tesoura, etc.) e um espaço adequado para as apresentações. A diversidade de recursos permitirá que os alunos explorem diferentes formas de pesquisa e expressão criativa, enriquecendo o processo de aprendizagem.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Livros e revistas sobre biomas brasileiros.
  • Material para criação dos painéis (papel, cartolina, marcadores).
  • Espaço adequado para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo