A atividade 'Construindo Nossa Narrativa Territorial' visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a formação territorial, cultural, econômica e política do Brasil. Através dessa proposta, os estudantes irão trabalhar em equipe para pesquisar eventos chave na história do Brasil, incluindo aspectos culturais, econômicos, políticos e populacionais que impactaram diretamente a formação do território brasileiro. Após a pesquisa individual em casa, os alunos irão utilizar materiais recicláveis e recursos digitais em sala para construir, de forma colaborativa, uma linha do tempo que ilustre esses eventos. Este trabalho permitirá evidenciar como diferentes períodos históricos e movimentos influenciaram a configuração atual do território brasileiro. A atividade culminará com cada grupo apresentando os eventos escolhidos e refletindo sobre a influência do passado no presente e futuro do país.
Através desta atividade, os estudantes irão aprimorar sua capacidade de pesquisa e análise crítica sobre os diversos aspectos que formaram o território brasileiro. Será promovido um melhor entendimento dos movimentos históricos, culturais, políticos e econômicos que definiram a formação territorial e socioeconômica do Brasil. Ademais, os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, utilização de tecnologia e comunicação efetiva, enquanto praticam a construção de narrativas históricas coesas e reflexivas sobre o passado, presente e futuro do país.
Este plano de aula abordará a história da formação territorial, socioeconômica e cultural do Brasil, destacando momentos significativos e movimentos influentes ao longo dos séculos. Além da linha do tempo tradicional, contendo eventos políticos e económicos, a atividade incentivará os alunos a considerar a evolução cultural e populacional, ligando o passado ao presente através de uma perspectiva crítica e reflexiva.
A atividade será guiada pela metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os estudantes iniciam a pesquisa em casa para, posteriormente, aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática em sala. Este modelo promove a autonomia dos alunos na aprendizagem e incentiva uma participação mais ativa nas etapas de construção do conhecimento. Em classe, os alunos trabalharão em grupos para montar a linha do tempo, utilizando recursos digitais e materiais recicláveis, fomentando tanto a criatividade quanto a consciência ambiental.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, os grupos irão organizar as informações pesquisadas e começar a construir a linha do tempo. Na segunda aula, os alunos finalizarão a construção e prepararão as apresentações para a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante a pesquisa, preparação e apresentação do projeto. A clareza, criatividade e precisão histórica da linha do tempo também serão considerados, assim como a habilidade dos alunos de refletir criticamente sobre os eventos e suas influências no presente e futuro do Brasil. A avaliação visa, sobretudo, observar o engajamento dos alunos com o projeto e sua capacidade de trabalhar colaborativamente.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais como acesso à internet, computadores ou tablets, e materiais recicláveis variados (papéis, cartões, plásticos, etc.) para a construção física da linha do tempo. O uso de softwares de apresentação ou plataformas educacionais digitais pode complementar a construção e apresentação dos trabalhos, enriquecendo a experiência de aprendizagem.
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