Debates da Natureza: A Vida nas Florestas Tropicais

Desenvolvida por: Kaline… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Ciências, História, Arte
Temática: Importância das Florestas Tropicais

Esta atividade pedagógica prática engaja os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na discussão sobre as florestas tropicais, utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada grupo representando um aspecto diferente da floresta, incluindo sua fauna, flora, comunidades indígenas e impactos ambientais. A atividade incentivará a pesquisa, a comunicação e a colaboração entre os alunos, enquanto eles exploram a importância da biodiversidade e discutem estratégias de sustentabilidade. Ao final do debate, a turma colaborará na criação de um mural que resumirá os pontos chave discutidos, bem como as propostas de soluções para a preservação das florestas tropicais. O objetivo é desenvolver um entendimento aprofundado sobre o tema, além de estimular habilidades críticas de pensamento, argumentação, e consciência ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade centram-se em fomentar nos alunos uma compreensão profunda da importância das florestas tropicais para o equilíbrio do meio ambiente e para a sociedade. Através da pesquisa e do debate, os estudantes desenvolverão habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Espera-se que reconheçam a diversidade biológica e cultural presente nas florestas tropicais, compreendendo a necessidade de ações sustentáveis para sua preservação. Ao engajarem-se ativamente na discussão e na criação do mural, os alunos aplicarão seus conhecimentos adquiridos de forma criativa e reflexiva.

  • Compreender a importância das florestas tropicais para a biodiversidade e para o equilíbrio ambiental.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e debate.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estimular a consciência ambiental e a importância da sustentabilidade.
  • Aplicar conhecimentos de forma criativa na construção de um mural.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF07GE11
  • description": Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a importância das florestas tropicais, abordando aspectos da fauna, flora, comunidades indígenas e impactos ambientais. Além de explorar a rica biodiversidade dessas florestas, a atividade propõe um olhar crítico sobre os desafios enfrentados para sua preservação, promovendo um debate informado sobre sustentabilidade e ações práticas que podem ser tomadas para sua proteção.

  • Biodiversidade das florestas tropicais
  • Importância cultural e ambiental das comunidades indígenas
  • Impactos ambientais e ameaças às florestas tropicais
  • Estratégias de sustentabilidade e preservação

Metodologia

A metodologia ativa escolhida, Roda de Debate, estimula uma aprendizagem dialógica e participativa. Após a divisão em grupos, cada um investigará seu tema atribuído e se preparará para a presentação. O professor conduzirá a roda, encorajando o diálogo equilibrado e respeitoso entre os grupos, para que todos possam compartilhar suas descobertas e pontos de vista. A atividade culminará na construção conjunta de um mural, permitindo uma expressão criativa das aprendizagens realizadas.

  • Divisão da turma em grupos temáticos
  • Pesquisa e preparação para o debate
  • Realização da Roda de Debate
  • Construção coletiva de um mural informativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as pesquisas e prepararão suas apresentações. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate e à criação do mural.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações
  • Aula 2: Roda de Debate e construção do mural

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa, na qualidade da pesquisa, na efetividade da comunicação durante o debate e na contribuição ao mural coletivo. Alunos serão encorajados a refletir sobre o processo de aprendizagem, avaliando seus próprios conhecimentos e habilidades desenvolvidas. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe, à criatividade nas soluções propostas e ao engajamento com as temáticas ambientais discutidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção do mural (cartolina, canetas, cola, tesoura), além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para enriquecer as apresentações e o debate.

  • Internet para pesquisa
  • Materiais para o mural (cartolina, canetas, cola, tesoura)
  • Espaço adequado para o debate
  • Recursos audiovisuais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo