Esta atividade pedagógica prática engaja os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na discussão sobre as florestas tropicais, utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada grupo representando um aspecto diferente da floresta, incluindo sua fauna, flora, comunidades indígenas e impactos ambientais. A atividade incentivará a pesquisa, a comunicação e a colaboração entre os alunos, enquanto eles exploram a importância da biodiversidade e discutem estratégias de sustentabilidade. Ao final do debate, a turma colaborará na criação de um mural que resumirá os pontos chave discutidos, bem como as propostas de soluções para a preservação das florestas tropicais. O objetivo é desenvolver um entendimento aprofundado sobre o tema, além de estimular habilidades críticas de pensamento, argumentação, e consciência ambiental.
Os objetivos da atividade centram-se em fomentar nos alunos uma compreensão profunda da importância das florestas tropicais para o equilíbrio do meio ambiente e para a sociedade. Através da pesquisa e do debate, os estudantes desenvolverão habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Espera-se que reconheçam a diversidade biológica e cultural presente nas florestas tropicais, compreendendo a necessidade de ações sustentáveis para sua preservação. Ao engajarem-se ativamente na discussão e na criação do mural, os alunos aplicarão seus conhecimentos adquiridos de forma criativa e reflexiva.
O conteúdo programático da atividade abrange a importância das florestas tropicais, abordando aspectos da fauna, flora, comunidades indígenas e impactos ambientais. Além de explorar a rica biodiversidade dessas florestas, a atividade propõe um olhar crítico sobre os desafios enfrentados para sua preservação, promovendo um debate informado sobre sustentabilidade e ações práticas que podem ser tomadas para sua proteção.
A metodologia ativa escolhida, Roda de Debate, estimula uma aprendizagem dialógica e participativa. Após a divisão em grupos, cada um investigará seu tema atribuído e se preparará para a presentação. O professor conduzirá a roda, encorajando o diálogo equilibrado e respeitoso entre os grupos, para que todos possam compartilhar suas descobertas e pontos de vista. A atividade culminará na construção conjunta de um mural, permitindo uma expressão criativa das aprendizagens realizadas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as pesquisas e prepararão suas apresentações. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate e à criação do mural.
A avaliação será formativa, focando na participação ativa, na qualidade da pesquisa, na efetividade da comunicação durante o debate e na contribuição ao mural coletivo. Alunos serão encorajados a refletir sobre o processo de aprendizagem, avaliando seus próprios conhecimentos e habilidades desenvolvidas. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe, à criatividade nas soluções propostas e ao engajamento com as temáticas ambientais discutidas.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção do mural (cartolina, canetas, cola, tesoura), além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para enriquecer as apresentações e o debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula