Desvendando Paisagens com Diversidade

Desenvolvida por: Murilo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diversidade Geográfica, Cultural e Racial do Brasil

Esta atividade propõe uma imersão dinâmica e participativa no estudo das diversidades geográfica, cultural e racial do Brasil, incentivando a análise crítica e o reconhecimento de estereótipos sobre as paisagens e territórios brasileiros. Os alunos começam assistindo a uma seleção de clipes de notícias e documentários curtos que apresentam diversas paisagens brasileiras. Essa introdução visual serve como base para a exploração da influência da diversidade racial na formação das paisagens e territórios nacionais. Formados em grupos, os alunos terão a tarefa de criar apresentações ricas em mapas, fotos e relatos pessoais que ilustrem suas descobertas. A atividade se conclui com uma exposição coletiva, onde os grupos compartilham suas perspectivas, seguido de uma roda de debate focada em desafiar estereótipos e revelar realidades sobre a multiculturalidade brasileira. Esse processo propicia uma habilidade crítica nos alunos sobre como as narrativas sobre lugares são formadas e a importância de reconhecer e valorizar a diversidade que caracteriza o Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Ao engajar-se nesta atividade, os alunos aprofundarão sua compreensão sobre a diversidade geográfica, cultural e racial do Brasil e sua influência na formação de paisagens e territórios. Através da análise crítica de mídias e da criação de apresentações baseadas em pesquisa, os estudantes desenvolverão habilidades de comunicação, colaboração, pensamento crítico e sensibilidade cultural. Essa experiência visa romper com estereótipos e promover uma apreciação mais rica e matizada das diversas comunidades que compõem o território brasileiro.

  • Compreender a diversidade geográfica, cultural e racial do Brasil e sua influência na formação das paisagens.
  • Analisar criticamente representações de paisagens brasileiras em diferentes mídias.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação eficaz.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Promover uma compreensão crítica sobre estereótipos e a valorização da diversidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora um exame detalhado da diversidade geográfica, cultural e racial do Brasil através de recursos visuais e investigação colaborativa. Ela está desenhada para que os estudantes interajam com conceitos geográficos e sociais de maneira ativa, utilizando mídias, mapeamento e análises pessoais para construir um entendimento complexo sobre a formação de territórios e paisagens brasileiras.

  • Diversidade geográfica do Brasil
  • Influência da diversidade racial na formação das paisagens
  • Análise crítica de representações de paisagens brasileiras em mídias
  • Desenvolvimento de apresentações colaborativas
  • Debate sobre estereótipos e realidades da diversidade brasileira

Metodologia

A metodologia ativa será empregada por meio de uma Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos assistirão a clipes e documentários para explorar as paisagens brasileiras. Em seguida, em grupos, realizarão pesquisas e criarão apresentações, potencializando a aprendizagem colaborativa. Por fim, a exposição das apresentações e a roda de debate incentivará o compartilhamento de ideias, a reflexão crítica e o respeito à diversidade de opiniões.

  • Visualização de clipes e documentários
  • Pesquisa em grupo sobre diversidade racial e paisagens brasileiras
  • Criação de apresentações em grupo
  • Exposição coletiva das apresentações
  • Roda de debate sobre estereótipos e realidades

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas etapas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de engajamento. Na primeira aula, os alunos assistirão aos materiais de mídia e iniciarão suas pesquisas em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão seus trabalhos, seguidos de uma roda de debate.

  • Aula 1: Visualização de clipes/documentários e início da pesquisa em grupo.
  • Aula 2: Finalização das apresentações e condução da roda de debate.

Avaliação

Os alunos serão avaliados baseando-se na profundidade de sua pesquisa, criatividade e clareza nas apresentações, e participação ativa no debate. A avaliação considerará tanto o produto final quanto o processo colaborativo em grupo. Aspectos como a habilidade de relacionar as paisagens com a diversidade racial, a qualidade da análise crítica sobre as mídias vistas, e a contribuição para um debate respeitoso e informativo serão critérios apreciados. Exemplos de comportamentos positivos, como a capacidade de ouvir e a apresentação de argumentos construtivos, também serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão uma seleção curada de clipes de notícias e documentários curtos, acesso a computadores ou dispositivos móveis para pesquisa, materiais para a criação de apresentações (como programas de software de apresentação, papel, canetas, e marcadores), além de um espaço que permita a realização de debates de maneira confortável para todos os participantes.

  • Clipes de notícias e documentários sobre paisagens brasileiras
  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
  • Software de apresentação ou materiais de arte
  • Espaço adequado para apresentações e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo