Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives ambientais. O objetivo é investigar problemas ambientais locais, como poluição de rios ou desmatamento. Os alunos se dividirão em grupos e utilizarão a metodologia mão-na-massa para realizar pesquisas de campo, entrevistas com moradores e coleta de dados. Eles desenvolverão uma apresentação multimídia para compartilhar suas descobertas e propor soluções práticas. Essa abordagem fortalece o pensamento crítico e a responsabilidade ambiental dos alunos, promovendo o engajamento com a comunidade e a aplicação prática do conhecimento científico.
Os objetivos de aprendizagem para esta atividade focam no desenvolvimento do pensamento crítico, na compreensão dos problemas ambientais locais e no fortalecimento da responsabilidade socioambiental. Ao investigar questões reais, os alunos aprenderão a aplicar o conhecimento científico para entender e propor soluções práticas, engajando-se ativamente com a comunidade e reforçando a cidadania ativa.
O conteúdo programático abrange a compreensão dos conceitos relacionados aos problemas ambientais, o estudo da interdependência entre o ambiente e os seres vivos, e a análise de ações humanas que impactam o meio ambiente. Os alunos serão incentivados a aplicar esse conhecimento de forma prática e colaborativa, desenvolvendo propostas para solução de problemas identificados.
A metodologia aplicada nesta atividade envolve aprendizagem prática, pesquisa de campo e trabalho em grupo. Os alunos utilizarão abordagens colaborativas para investigar questões ambientais locais, promovendo um aprendizado ativo e conectado à realidade. Isso permite que eles desenvolvam habilidades investigativas, de análise e comunicação de forma integrada.
A atividade será dividida em três sessões de 50 minutos, totalizando duas horas e meia. Nas duas primeiras aulas, os alunos realizarão investigações e coletas de dados, enquanto na última aula eles se concentrarão em preparar e apresentar suas descobertas e propostas.
Os alunos serão avaliados continuamente através da participação ativa nas atividades de campo, da qualidade dos dados coletados e da colaboração em grupo. As apresentações multimídia serão avaliadas com base na clareza, criatividade, fundamentação das propostas e capacidade de articulação das informações. Exemplos incluem a análise da profundidade dos dados coletados e a inovação nas soluções propostas.
Os recursos incluem materiais de campo como cadernos de anotações, câmeras digitais ou smartphones para fotografia e gravação de vídeo, além de acesso a computadores com programas de edição multimídia. Isso permitirá que os alunos documentem suas investigações e produzam apresentações atraentes e informativas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula