Do Campo à Mesa: Rastreando Impactos

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Impactos Ambientais e Consumo Responsável

Neste plano de atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental explorarão a jornada de diversos produtos agrícolas desde o seu início, no plantio, até chegarem ao consumidor final. A atividade visa aprofundar o entendimento sobre os impactos ambientais decorrentes da produção agrícola em larga escala e como isso afeta a distribuição de riquezas e a conservação do meio ambiente. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma apresentação visual que ilustra o ciclo de vida dos produtos agrícolas e seus impactos ambientais, seguida de uma roda de debate para fomentar a discussão entre os alunos sobre esses temas. Os estudantes serão estimulados a identificar ações cotidianas que possam mitigar impactos negativos, promovendo assim, um debate sobre consumo responsável e a importância da sustentabilidade ambiental na produção de alimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem a complexidade envolvida na produção de alimentos, desde o plantio até o consumo, e reconhecer os impactos decorrentes de tais processos no meio ambiente e na sociedade. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar ações que contribuam para um consumo mais responsável e para a redução de impactos ambientais negativos. Além disso, objetiva-se fomentar a capacidade de debate e reflexão crítica acerca da distribuição de riquezas e da importância da adoção de práticas sustentáveis no cotidiano.

  • Entender o ciclo de vida dos produtos agrícolas
  • Identificar os impactos ambientais relacionados à produção agrícola
  • Incentivar práticas de consumo responsável
  • Estimular o pensamento crítico sobre a distribuição de riquezas e sustentabilidade

Conteúdo Programático

Este plano aborda conceitos e questões relativas aos impactos ambientais causados pela produção agrícola em larga escala e suas repercussões na distribuição das riquezas e na conservação do meio ambiente. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, discutiremos o papel que cada indivíduo desempenha na cadeia de consumo e como a adoção de práticas sustentáveis pode contribuir para um futuro mais equitativo e menos prejudicial ao planeta.

  • Ciclo de vida dos produtos agrícolas
  • Impactos ambientais da produção em larga escala
  • Consumo responsável
  • Distribuição de riquezas e práticas sustentáveis

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate. Após uma apresentação visual que introduzirá os alunos aos temas de discussão, cada grupo de estudantes debaterá sobre os assuntos propostos, buscando identificar soluções e alternativas para os problemas apresentados. A vivência do debate promoverá a troca de ideias, incentivando uma reflexão crítica sobre os temas abordados. Além disso, materiais de apoio e recursos digitais serão utilizados para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Apresentação visual dos temas
  • Debate em grupos
  • Uso de materiais de apoio e recursos digitais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Do Campo à Mesa: Rastreando Impactos' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos assistirão à apresentação visual e iniciarão o debate em grupos. Na segunda aula, os debates serão continuados, seguidos de uma sessão de compartilhamento das ideias e conclusões dos grupos com toda a turma.

  • Aula 1: Apresentação visual e início dos debates em grupos
  • Aula 2: Continuação dos debates e compartilhamento das conclusões

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na qualidade das argumentações apresentadas e na capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, um questionário de reflexão pessoal sobre o consumo responsável e a importância de práticas sustentáveis poderá ser aplicado ao final da atividade. Este questionário ajudará a avaliar a compreensão e a internalização dos conceitos discutidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários uma série de recursos e materiais, como um projetor e tela para apresentações visuais, acesso à internet para a pesquisa de informações adicionais, materiais de apoio impressos sobre os temas abordados e ferramentas digitais que facilitam o debate e a colaboração entre os alunos.

  • Projetor e tela
  • Acesso à internet
  • Materiais de apoio impressos
  • Ferramentas digitais para debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo