Expedição Climática no Brasil

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Climas do Brasil

Na atividade 'Expedição Climática pelo Brasil', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos por uma jornada investigativa para explorar os diversos climas presentes no território brasileiro. Divididos em grupos, eles terão a missão de pesquisar profundamente sobre um clima específico - como tropical, semiárido, equatorial, entre outros -, focando em suas características principais, distribuição geográfica e a biodiversidade que cada um suporta. Utilizando-se de fontes variadas, como a internet e livros didáticos e científicos, os estudantes deverão coletar informações ricas que serão a base para a criação de apresentações em slides. Estas apresentações incluirão mapas temáticos, criados com auxílio de ferramentas digitais, enfatizando as regiões do Brasil onde os climas pesquisados se fazem presentes. Além disso, os trabalhos deverão detalhar as dinâmicas dos componentes físico-naturais de cada clima, incluindo a vegetação típica e a fauna associada. Para concluir a atividade, será realizada uma 'feira climática' em que os grupos apresentarão suas descobertas para a turma, estimulando um debate enriquecedor sobre a importância da conservação dos diversos ambientes climáticos do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos diversos climas presentes no território brasileiro e sua influência na biodiversidade e no modo de vida das populações. Ao introduzir a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, espera-se fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, colaboração em equipe, uso de tecnologias da informação, e apresentação oral. Os alunos serão encorajados a analisar e interpretar dados geográficos e ambientais, desenvolver pensamento crítico sobre questões de conservação e sustentabilidade, bem como aprimorar suas competências comunicativas através da apresentação de seus projetos.

  • Identificar as principais características dos climas encontrados no Brasil.
  • Analisar a distribuição geográfica dos diferentes climas e sua influência sobre a biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Utilizar ferramentas digitais para a criação de mapas temáticos.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
  • EF07GE10: Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
  • EF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Conteúdo Programático

O estudo sobre os climas do Brasil articula conhecimentos de geografia física e humana, abordando não apenas as características e distribuição dos diferentes climas, mas também como esses climas influenciam a biodiversidade, os ecossistemas e as atividades humanas no país. Além disso, será abordada a relevância da preservação ambiental e da sustentabilidade em cada contexto climático, visando despertar nos alunos a consciência e a responsabilidade socioambiental.

  • Características dos climas brasileiros
  • Distribuição geográfica dos climas no Brasil
  • Biodiversidade associada aos diferentes climas
  • Impacto dos climas nas atividades humanas
  • Importância da conservação dos diferentes ambientes climáticos

Metodologia

A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, que permite aos alunos investigarem ativamente os climas do Brasil em um processo de aprendizado dinâmico e interativo. Os estudantes trabalharão em grupos para realizar pesquisas, analisar informações, criar mapas temáticos com o uso de tecnologias e, finalmente, apresentar seus achados em uma feira de apresentações. Essa abordagem promove a colaboração, a resolução de problemas em equipe e o desenvolvimento de habilidades digitais.

  • Divisão da turma em grupos de pesquisa.
  • Pesquisa em fontes variadas sobre os climas atribuídos.
  • Elaboração de slides com informações e mapas temáticos.
  • Preparação para apresentação na 'feira climática'.
  • Realização da feira climática para apresentação dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 6 horas. Este período inclui desde a introdução da atividade, passando pela pesquisa, elaboração dos materiais e culminando com a feira climática e debates.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa sobre os climas e suas características.
  • Aulas 4 e 5: Elaboração dos slides e dos mapas temáticos.
  • Aula 6: Preparação para a feira climática.
  • Aulas 7 e 8: Realização da feira climática e debates.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios que incluem a profundidade e precisão da pesquisa realizada, a qualidade e criatividade na elaboração dos slides e mapas temáticos, a eficácia da apresentação em grupo, bem como a participação ativa no debate durante a feira climática. Será levado em conta também o trabalho em equipe, avaliando a contribuição e colaboração de cada membro do grupo. Exemplos específicos de avaliação podem incluir pontuação pela completude da pesquisa sobre o clima designado, critérios visuais e informativos dos slides, e competências comunicativas demonstradas na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão empregados recursos como acesso à internet para pesquisa, livros didáticos e científicos sobre geografia e meio ambiente, além de softwares de apresentação e ferramentas digitais de criação de mapas. O uso destes recursos permitirá aos alunos não apenas acumular informações relevantes sobre os temas explorados, mas também desenvolver habilidades técnicas no uso de ferramentas digitais modernas.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Livros didáticos e de ciências ambientais.
  • Software de apresentação (ex. PowerPoint, Prezi).
  • Ferramentas digitais para criação de mapas (ex. Google Earth, ArcGIS).
  • Materiais para decoração da feira climática.

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