Expedição Virtual: Desvendando o Norte e o Nordeste

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Aspectos Econômicos, Culturais e Socioeconômicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil

A atividade 'Expedição Virtual: Desvendando o Norte e o Nordeste' tem como propósito enriquecer o conhecimento dos alunos sobre as regiões Norte e Nordeste, enfocando nos diferentes aspectos econômicos, culturais e socioeconômicos. Os alunos começarão a atividade com uma pesquisa em casa sobre as duas regiões, com destaque para como os fluxos econômicos e populacionais contribuíram para a sua formação. Em sala de aula, organizados em grupos, compartilharão suas descobertas e trabalharão em conjunto para criar um grande mapa temático que será exposto em um mural. Este mapa temático destacará as rotas de migração, as principais atividades econômicas e os pontos de conflitos, fornecendo uma visão ampla das dinâmicas destas regiões. Ao final, a classe engajará em um debate profundo sobre as tensões históricas e contemporâneas, discutindo a importância da conservação ambiental e da valorização das culturas locais, fomentando uma maior conscientização e responsabilidade socioambiental entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta atividade, os alunos serão capazes de analisar e compreender os diversos fatores econômicos, culturais e socioeconômicos que moldaram as regiões Norte e Nordeste do Brasil. A discussão e o compartilhamento em grupo visam desenvolver habilidades analíticas e críticas nos estudantes, ao mesmo tempo em que incentivam o respeito e a valorização das diferenças culturais e ambientais. Este exercício de pesquisa e exposição colaborativa permitirá aos alunos aprimorar suas capacidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento estratégico, fundamentais para o desenvolvimento de uma conscientização socioambiental mais profunda e uma compreensão mais complexa das dinâmicas territoriais do Brasil.

  • Analisar os aspectos econômicos, culturais e socioeconômicos das regiões Norte e Nordeste.
  • Compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na configuração dessas regiões.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.
  • Fomentar um debate crítico sobre conservação ambiental e valorização cultural.
  • Promover a conscientização sobre as tensões históricas e as dinâmicas contemporâneas do território brasileiro.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • EF07GE08: Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais para a compreensão das características físicas, econômicas, culturais e sociais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Será abordada a análise da influência dos fluxos econômicos e migratórios na configuração dessas regiões, além do estudo sobre as redes de transporte e comunicação e seu papel no desenvolvimento territorial. Os alunos também explorarão as transformações socioeconômicas ocasionadas por processos de industrialização e inovação tecnológica, promovendo uma visão integrada e crítica do desenvolvimento dessas regiões no contexto brasileiro.

  • Aspectos econômicos, culturais e socioeconômicos das regiões Norte e Nordeste
  • Influência dos fluxos econômicos e populacionais
  • Redes de transporte e comunicação
  • Processos de industrialização e inovação tecnológica
  • Conservação ambiental e valorização das culturas locais

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão incentivados a realizar pesquisas prévias em casa e trazerem seus achados para a sala de aula. Este processo enriquece a dinâmica de aprendizagem, promovendo um ambiente onde os alunos são protagonistas do seu processo educativo. Em sala de aula, a formação de grupos para a criação do mapa temático e o subsequente debate permitem a troca de conhecimentos e perspectivas, estimulando a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação efetiva entre os alunos.

  • Pesquisa individual prévia sobre as regiões Norte e Nordeste.
  • Formação de grupos para compartilhamento de informações.
  • Criação colaborativa de um mapa temático.
  • Debate em grupo sobre conservação ambiental e valorização cultural.
  • Utilização de recursos digitais e físicos para a realização da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a formação dos grupos e o início da criação do mapa temático com base nas pesquisas previamente realizadas pelos alunos. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus mapas e apresentarão suas conclusões para a classe, seguido de um debate sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Formação de grupos e início da criação do mapa temático.
  • Aula 2: Finalização dos mapas temáticos e debate em classe.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da análise do empenho individual e colaborativo dos alunos durante as etapas de pesquisa, criação do mapa temático e participação no debate. Serão avaliados critérios como profundidade e relevância das pesquisas, contribuição para o trabalho em grupo, qualidade e criatividade na elaboração do mapa temático, além da habilidade em expressar ideias claras e construtivas durante o debate. Esta avaliação multifacetada permite observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, reforçando a importância da colaboração, respeito mútuo e engajamento crítico com os temas estudados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo acesso à internet para as pesquisas em casa, materiais para a criação dos mapas temáticos (como cartolinas, marcadores, adesivos) e dispositivos digitais (computadores ou tablets) em sala de aula para eventuais pesquisas adicionais e consulta de informações. Estes recursos fomentarão uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, promovendo a utilização de diferentes ferramentas e mídias no processo educativo.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Cartolinas, marcadores, adesivos para o mural
  • Computadores ou tablets
  • Materiais para apresentação (data show, caixas de som, etc.)
  • Artigos e vídeos de apoio sobre as regiões Norte e Nordeste

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo