Exploradores Culturais: Uma Jornada por Territórios Indígenas e Quilombolas

Desenvolvida por: Rosa M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Territorialidades dos povos indígenas e quilombolas

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão explorar profundamente as questões que cercam as territorialidades dos povos indígenas e quilombolas no Brasil, utilizando como ponto de partida conteúdos audiovisuais e textuais analisados como tarefa domiciliar. Iniciando com um debate ricamente mediado pelo professor, onde os estudantes compartilharão suas percepções e aprendizados adquiridos, esta atividade visa promover um engajamento profundo e reflexivo sobre a importância cultural, social e histórica destas comunidades. Seguindo os princípios da Sala de Aula Invertida, após o debate, os alunos serão divididos em pequenos grupos para construir mapas conceituais que elaborem a conexão entre cultura, direitos territoriais e os desafios contemporâneos enfrentados por esses grupos. Esta metodologia ativa não somente facilita a aprendizagem significativa através da interatividade e colaboração, mas também estimula a capacidade analítica e crítica dos alunos. Finalizando, cada grupo apresentará seu mapa conceitual, propiciando uma discussão construtiva e aprofundada sobre diversidade cultural e territorial no Brasil, estimulando o respeito e valorização das diferentes heranças culturais que compõem o país.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos aprenderão a identificar e respeitar as diversas territorialidades no Brasil, compreendendo os aspectos culturais, sociais, históricos e os desafios enfrentados pelos povos indígenas e quilombolas. Desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e colaboração, enquanto aprofundam seu entendimento sobre diversidade e inclusão. A atividade também visa aprimorar a capacidade de argumentação dos alunos e a percepção sobre a importância dos direitos territoriais dessas comunidades, contribuindo para uma visão mais holística e empática sobre as questões de territorialidade no Brasil.

  • Compreender a importância dos territórios para os povos indígenas e quilombolas
  • Analisar os desafios enfrentados por essas comunidades na atualidade
  • Desenvolver habilidades de elaboração e apresentação de mapas conceituais
  • Fomentar a capacidade de debate, argumentação e respeito à diversidade cultural

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se concentra na exploração e compreensão das territorialidades dos povos indígenas e quilombolas, abordando sua importância cultural, legal e os desafios encontrados por estas comunidades. Serão analisados também aspectos históricos e sociais, proporcionando uma compreensão abrangente e integrada sobre o tema. Esta abordagem promove não apenas o entendimento das questões territoriais, mas também estimula uma visão crítica e valorativa sobre a diversidade cultural e sua preservação no Brasil.

  • Conceitos de território, territorialidade, e diversidade cultural
  • História e cultura dos povos indígenas e quilombolas
  • Direitos territoriais e legais dessas comunidades
  • Desafios contemporâneos enfrentados por esses grupos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade propõe uma experiência de aprendizado colaborativa e interativa. Iniciará com um debate orientado com base nas informações previamente estudadas, seguido da elaboração de mapas conceituais em pequenos grupos para aprofundar e conectar os conhecimentos sobre as territorialidades indígenas e quilombolas. Esta abordagem estimula o envolvimento dos alunos, promove a cooperação e o desenvolvimento de habilidades analíticas e argumentativas, além de permitir a construção de uma visão crítica e informada sobre o tema.

  • Debate orientado
  • Trabalho em grupo para criação de mapas conceituais
  • Apresentação e discussão dos mapas criados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizado o debate orientado para troca de conhecimentos e percepções. Na segunda aula, os alunos trabalharão em grupos na criação dos mapas conceituais, que serão posteriormente apresentados e discutidos em classe.

  • Aula 1: Debate orientado sobre os conteúdos prévios.
  • Aula 2: Construção, apresentação e discussão dos mapas conceituais.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo durante o debate inicial, a qualidade e a profundidade da análise refletida nos mapas conceituais, e a capacidade de apresentar e defender os argumentos durante a discussão. Critérios como cooperação, esforço, engajamento no debate, clareza, coerência e criatividade nos mapas conceituais serão levados em conta. Exemplos específicos e a aplicação de conceitos-chave estudados aos casos reais enfatizados durante as apresentações enriquecerão a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a vídeos e textos sobre as territorialidades dos povos indígenas e quilombolas fornecidos como tarefa de casa, materiais para criação dos mapas conceituais (papel, marcadores, notas adesivas) e dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais durante a construção dos mapas. A disponibilização de um ambiente propício para o debate e a colaboração em grupo também é essencial.

  • Vídeos e textos pré-selecionados sobre o tema
  • Materiais para mapas conceituais (papel, marcadores, notas adesivas)
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações

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