Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos pequenos e conduzidos numa 'aventura urbana' exploratória pelo bairro escolar ou áreas de relevo e ocupação significativas nas proximidades. Utilizando GPS ou aplicativos de mapa no celular, eles identificarão e documentarão aspectos geográficos, sociais e ambientais relevantes da área. Posteriormente, cada grupo organizará as informações em uma apresentação multimídia, destacando conexões, escalas observadas e realizando reflexões sobre o mundo do trabalho e qualidade de vida nessas áreas. Este projeto mão-na-massa visa promover uma compreensão prática sobre a interação entre o ser humano e seu espaço, potencializando a percepção sobre como a geografia urbana afeta o cotidiano e vice-versa.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e aprofundado sobre a geografia urbana e sua influência no cotidiano das pessoas. Especificamente, busca-se estimular a capacidade de observação, análise crítica e síntese das características geográficas, sociais e ambientais do entorno; incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz; bem como fomentar a compreensão sobre sistemas de orientação espacial como o GPS. Por meio desta exploração, espera-se que os alunos desenvolvam uma consciência crítica sobre o planejamento urbano e a sustentabilidade, correlacionando-os com a qualidade de vida e o mundo do trabalho.
Na elaboração desta atividade, integraremos conceitos de geografia urbana, uso de tecnologias de geolocalização, análise social e ambiental e apresentação multimídia. Além de abordar métodos de orientação e mapeamento, a atividade também promoverá uma discussão acerca dos desafios e possibilidades do planejamento urbano, sustentabilidade e impactos sociais dos espaços explorados. Esta abordagem multidisciplinar permite uma compreensão holística e prática dos conteúdos programáticos relacionados.
Esta atividade incorporará metodologias ativas como 'Mão-na-massa', Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. As aventuras urbanas proporcionarão experiências práticas fora da sala de aula, enquanto debates e apresentações multimídia estimularão a síntese e comunicação dos conhecimentos adquiridos. A Sala de Aula Invertida permitirá aprofundamento teórico prévio e revisão pós-atividade, e jogos e desafios geográficos enriquecerão a experiência de aprendizagem.
A atividade será realizada ao longo de 15 horas, distribuídas em 22.5 aulas de 40 minutos. Inicialmente, serão dedicadas sessões à introdução teórica e ao planejamento, seguidas por saídas de campo para a exploração urbana. Posteriormente, haverá a organização dos dados coletados e preparação das apresentações, culminando em uma sessão de compartilhamento dos achados com debates e reflexões finais.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa durante a exploração urbana, na qualidade e criatividade das apresentações multimídia e no engajamento nas discussões e reflexões propostas. Além da performance do grupo, será considerada a contribuição individual no processo de pesquisa, análise e síntese das informações coletadas. Critérios como uso eficaz das tecnologias de geolocalização, profundidade da análise geográfica, social e ambiental, clareza e inovação na comunicação das ideias também serão avaliados. Exemplos de trabalhos excepcionais serão compartilhados como modelos de excelência.
Para a realização desta atividade, serão necessários smartphones com acesso a GPS e aplicativos de mapa, notebooks ou tablets para a preparação das apresentações multimídia, acesso à internet em sala de aula para pesquisa e revisão, além de materiais para anotações em campo. A escola fornecerá os equipamentos tecnológicos necessários para grupos que não tenham acesso próprio, garantindo a inclusão e participação de todos os estudantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula