Nesta atividade, os alunos do 7º ano irão explorar a cidade em que vivem para identificar locais de interesse turístico, como museus, parques e monumentos históricos. Divididos em grupos, eles pesquisarão a história e importância de cada local, além de propor novas ideias para atrair visitantes de forma sustentável. Ao final, cada grupo apresentará suas sugestões, promovendo o pensamento crítico e a empatia pelos desafios locais relacionados ao turismo e ao desenvolvimento urbano. Esta aula visa desenvolver competências socioemocionais, visão crítica e empatia nos alunos, estimulando o amor pela cidade e a importância do turismo sustentável.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem estimular nos alunos do 7º ano habilidades de pesquisa e análise crítica sobre o potencial turístico urbano, além de fomentar a criatividade na proposição de ideias inovadoras e sustentáveis para atrair visitantes. A interação com o meio urbano visa desenvolver nos estudantes o senso de pertencimento e valorização do patrimônio local.
O conteúdo programático desta atividade foca na interpretação e importância dos elementos que compõem o turismo urbano em uma cidade. Isso inclui o estudo de conceitos de sustentabilidade e envolvimento comunitário na promoção de práticas turísticas que respeitem e valorizem o meio ambiente e o patrimônio cultural. Ao abordar esses temas, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o seu papel como cidadãos e a influência de suas ações na comunidade local.
A metodologia aplicada nesta atividade se baseia na aprendizagem ativa e colaborativa, onde os alunos trabalham em grupos para realizar uma pesquisa prática. Esta abordagem promove a integração dos estudantes com o seu meio, incentivando a interação social, o trabalho em equipe e o desenvolvimento das habilidades de comunicação. Além disso, a atividade é organizada para que os alunos se tornem agentes do seu próprio aprendizado, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.
O cronograma é estruturado para que os alunos possam maximizar o tempo dedicado à prática e à apresentação dos resultados. Cada aula foi planejada para durar 60 minutos, com o objetivo de equilibrar atividades teóricas e práticas, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente e compartilhar suas aprendizagens.
A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação da participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo, pesquisa e apresentação. Os critérios incluem a capacidade de trabalhar em equipe, a profundidade e relevância das pesquisas realizadas, a criatividade das ideias propostas e a habilidade de apresentar de forma clara e convincente. Exemplos de avaliação incluem a utilização de uma rubrica detalhada para medir a colaboração e a inovação nos trabalhos apresentados pelos grupos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem ferramentas que viabilizem a pesquisa de campo dos alunos, bem como materiais de apoio para a realização das apresentações. Além desses, será importante contar com suporte tecnológico para registrar e eventualmente apresentar os achados de cada grupo.
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