Explorando o Mapa do Brasil com Arte

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Arte
Temática: Conectando geografias brasileiras por meio da arte

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar as características geográficas, culturais e econômicas das diferentes regiões do Brasil. Cada grupo receberá um mapa em branco do país e deverá fazer uso de recortes de revistas, colagens e desenhos para representar os aspectos pesquisados de sua região designada. Além de promover o conhecimento sobre as regiões brasileiras, a atividade incentivará a criatividade e o trabalho em equipe. Os grupos terão a oportunidade de apresentar suas criações artísticas e discutir suas descobertas a respeito das similaridades e diferenças entre as regiões. Ao final, busca-se que os alunos tenham uma compreensão mais profunda e integrada do Brasil, aliando informações factuais com expressões artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa e análise nos alunos, ao mesmo tempo que aprimora suas capacidades de representação visual. Por meio da investigação de aspectos culturais, geográficos e econômicos, os estudantes adquirirão uma compreensão ampla e diversificada das regiões brasileiras. O formato artístico da apresentação final permitirá que eles trabalhem a criatividade e fortaleçam habilidades de comunicação e trabalho em equipe, enquanto discutem e compartilham suas descobertas sobre o país.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Promover a expressão artística e criativa.
  • Aprofundar o conhecimento sobre a diversidade cultural e geográfica do Brasil.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE01: Compreender as características gerais dos diferentes biomas brasileiros e as interações entre eles.
  • EF07GE02: Analisar a distribuição das atividades econômicas nas regiões brasileiras, avaliando suas implicações sociais e ambientais.
  • EF67AR23: Experimentar práticas de pesquisa e apreciação relacionando contextos e práticas culturais e sociais.
  • EF07HI09: Identificar a diversidade cultural e representações do espaço geográfico brasileiro.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma gama de tópicos interdisciplinares que possibilitam uma compreensão holística das regiões brasileiras. Ao alinhar elementos geográficos, econômicos e culturais, a atividade permite uma imersão prática no estudo das diferentes áreas do Brasil, promovendo a conexão entre conhecimento acadêmico e expressão artística.

  • Características geográficas das regiões do Brasil.
  • Aspectos econômicos e culturais das diferentes regiões.
  • Técnicas de colagem e composição artística.
  • Interpretação e criação de mapas.

Metodologia

Esta atividade utiliza o método construtivista, que envolve os alunos ativamente no processo de aprendizagem. Através do trabalho em grupo, eles compartilharão responsabilidades e apoiarão uns aos outros na pesquisa e na criação artística. O uso de materiais variados, como revistas e recursos digitais, servirá para estimular a investigação e a criatividade, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover a cooperação.
  • Pesquisa guiada sobre características regionais.
  • Uso de materiais de arte para criação visual.
  • Apresentação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada para ser desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos cada, permitindo que os alunos progridam por etapas, desde a introdução e pesquisa até a realização do trabalho artístico e a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução e formação de grupos. Distribuição de mapas e escolha da região.
  • Aula 2: Pesquisa sobre a região escolhida e início da criação artística no mapa.
  • Aula 3: Finalização das colagens e desenhos. Apresentação dos trabalhos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como o conteúdo das pesquisas realizadas, a criatividade e a qualidade das colagens e desenhos, bem como a participação nas apresentações e discussões em grupo. Exemplos claros de avaliação incluem verificar a correção e a pertinência das informações apresentadas no mapa, avaliar o uso eficaz dos materiais de arte para representar a região e considerar como os alunos contribuíram para o trabalho em equipe e a discussão coletiva.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma variedade de materiais didáticos e suportes visuais para dar suporte ao aprendizado interativo e criativo. O uso de mapas, revistas e materiais de arte permitirá que os alunos expressem visualmente sua compreensão das regiões brasileiras enquanto empregam técnicas artísticas em suas apresentações.

  • Mapas em branco do Brasil.
  • Revistas para recortes.
  • Materiais de arte (tesouras, colas, lápis de cor, etc.).
  • Acesso à internet para pesquisa.

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