Esta atividade propõe uma imersão na rica diversidade cultural e territorial do Brasil, destacando a importância de compreender as variadas formas de ocupação, desenvolvimento e expressão cultural pelo país. Os alunos são convidados a participar ativamente de uma Roda de Debate, após serem introduzidos ao conceito de diversidade no contexto brasileiro. Através de afirmativas específicas, que deverão ser argumentadamente defendidas ou refutadas, tais como 'A distribuição populacional brasileira é equitativa entre as regiões' e 'Os fluxos econômicos não influenciam a concentração populacional', pretende-se fomentar um ambiente de discussão crítica e reflexiva. Serão utilizados dados e fatos reais para que os estudantes possam formar e embasar seus argumentos, o que contribuirá tanto para o aprofundamento do conhecimento como para o desenvolvimento de habilidades argumentativas, permitindo uma compreensão mais abrangente e crítica das complexidades socioterritoriais do Brasil.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, bem como expandir sua compreensão sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil. Busca-se promover uma visão crítica acerca da distribuição populacional, da influência dos fluxos econômicos e de como diferentes fatores contribuem para as disparidades e riquezas encontradas no território brasileiro. Por meio da participação no debate, os alunos terão a oportunidade de explorar diversas perspectivas, fundamentar suas opiniões em dados concretos e desenvolver o respeito por diferentes pontos de vista.
O conteúdo programático engloba o estudo da distribuição populacional do Brasil, a análise dos fluxos econômicos e seu impacto na formação territorial, e a identificação da diversidade cultural e étnica brasileira. Além disso, o programa inclui uma investigação acerca das territorialidades específicas dos povos originários e comunidades tradicionais, e de como estes aspectos influenciam as dinâmicas sociais e econômicas do país.
A atividade será realizada por meio de metodologias ativas, com ênfase na Roda de Debate e na Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos receberão material informativo para revisão e estudo, seguido por uma introdução sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil. Em seguida, divididos em grupos, participarão de um jogo preparatório que simula situações de debate, fortalecendo seus argumentos e habilidades de oratória. Finalmente, a Roda de Debate será conduzida, proporcionando um espaço para expressão, discussão e troca de ideias sobre as afirmativas apresentadas.
A atividade será dividida em, 2.4 aulas de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente duas horas de dedicação. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e revisão do material informativo. Na segunda aula, ocorrerá o jogo preparatório seguido pela Roda de Debate. Essa estrutura cronológica permite uma preparação adequada e aprofundada, culminando em um debate rico e informativo.
A avaliação será baseada na participação, na qualidade dos argumentos apresentados durante o debate e no uso eficaz de dados e informações para embasamento. Os estudantes serão avaliados individualmente e em grupo, levando em consideração sua capacidade de trabalhar em equipe, de expressar ideias claramente e de respeitar opiniões divergentes. Serão utilizadas rubricas de avaliação para detalhar os critérios específicos, como clareza da argumentação, utilização correta de informações, capacidade de contra-argumentação e colaboração em equipe. Feedback construtivo será oferecido para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos estudantes.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais informativos sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil, dados estatísticos relevantes e acesso à internet para pesquisas complementares. Além disso, pode-se utilizar um quadro branco ou digital para a visualização das ideias durante o debate, marcadores coloridos e dispositivos eletrônicos, como tablets ou computadores, para o jogo preparatório.
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