O Brasil e suas Diversas Faces

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Territorial do Brasil

Esta atividade propõe uma imersão na rica diversidade cultural e territorial do Brasil, destacando a importância de compreender as variadas formas de ocupação, desenvolvimento e expressão cultural pelo país. Os alunos são convidados a participar ativamente de uma Roda de Debate, após serem introduzidos ao conceito de diversidade no contexto brasileiro. Através de afirmativas específicas, que deverão ser argumentadamente defendidas ou refutadas, tais como 'A distribuição populacional brasileira é equitativa entre as regiões' e 'Os fluxos econômicos não influenciam a concentração populacional', pretende-se fomentar um ambiente de discussão crítica e reflexiva. Serão utilizados dados e fatos reais para que os estudantes possam formar e embasar seus argumentos, o que contribuirá tanto para o aprofundamento do conhecimento como para o desenvolvimento de habilidades argumentativas, permitindo uma compreensão mais abrangente e crítica das complexidades socioterritoriais do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, bem como expandir sua compreensão sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil. Busca-se promover uma visão crítica acerca da distribuição populacional, da influência dos fluxos econômicos e de como diferentes fatores contribuem para as disparidades e riquezas encontradas no território brasileiro. Por meio da participação no debate, os alunos terão a oportunidade de explorar diversas perspectivas, fundamentar suas opiniões em dados concretos e desenvolver o respeito por diferentes pontos de vista.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e oratória.
  • Promover o entendimento sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico sobre a distribuição populacional e fluxos econômicos.
  • Fomentar a capacidade de pesquisa e análise de dados sobre a sociedade brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo da distribuição populacional do Brasil, a análise dos fluxos econômicos e seu impacto na formação territorial, e a identificação da diversidade cultural e étnica brasileira. Além disso, o programa inclui uma investigação acerca das territorialidades específicas dos povos originários e comunidades tradicionais, e de como estes aspectos influenciam as dinâmicas sociais e econômicas do país.

  • Distribuição populacional no Brasil
  • Influência dos fluxos econômicos na concentração populacional
  • Diversidade cultural e étnica brasileira
  • Territorialidades dos povos indígenas e comunidades tradicionais

Metodologia

A atividade será realizada por meio de metodologias ativas, com ênfase na Roda de Debate e na Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos receberão material informativo para revisão e estudo, seguido por uma introdução sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil. Em seguida, divididos em grupos, participarão de um jogo preparatório que simula situações de debate, fortalecendo seus argumentos e habilidades de oratória. Finalmente, a Roda de Debate será conduzida, proporcionando um espaço para expressão, discussão e troca de ideias sobre as afirmativas apresentadas.

  • Introdução à diversidade cultural e territorial do Brasil
  • Revisão de material informativo
  • Jogo preparatório para o debate
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em, 2.4 aulas de 50 minutos cada, totalizando aproximadamente duas horas de dedicação. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e revisão do material informativo. Na segunda aula, ocorrerá o jogo preparatório seguido pela Roda de Debate. Essa estrutura cronológica permite uma preparação adequada e aprofundada, culminando em um debate rico e informativo.

  • Aula 1: Introdução e revisão de materiais
  • Aula 2: Jogo preparatório e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, na qualidade dos argumentos apresentados durante o debate e no uso eficaz de dados e informações para embasamento. Os estudantes serão avaliados individualmente e em grupo, levando em consideração sua capacidade de trabalhar em equipe, de expressar ideias claramente e de respeitar opiniões divergentes. Serão utilizadas rubricas de avaliação para detalhar os critérios específicos, como clareza da argumentação, utilização correta de informações, capacidade de contra-argumentação e colaboração em equipe. Feedback construtivo será oferecido para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais informativos sobre a diversidade cultural e territorial do Brasil, dados estatísticos relevantes e acesso à internet para pesquisas complementares. Além disso, pode-se utilizar um quadro branco ou digital para a visualização das ideias durante o debate, marcadores coloridos e dispositivos eletrônicos, como tablets ou computadores, para o jogo preparatório.

  • Materiais informativos e dados estatísticos
  • Quadro branco ou digital e marcadores coloridos
  • Dispositivos eletrônicos (tablets ou computadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo