Projeto de Pesquisa: Influências Étnico-Culturais

Desenvolvida por: Suelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Influências Étnico-Culturais no Brasil

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão guiados em uma jornada de descoberta e aprendizado sobre a diversidade étnico-cultural do Brasil. Eles serão encorajados a selecionar uma região específica do país e investigar profundamente as influências indígena, africana, europeia e asiática na composição populacional e cultural dessa área. Através de uma abordagem multidisciplinar, os alunos explorarão como essas influências são manifestadas em práticas cotidianas, festividades, culinária e outras expressões culturais. A culminância do projeto envolverá a criação e apresentação de uma obra criativa - seja um poster, uma apresentação de slides, uma peça de teatro ou uma música - que encapsule suas descobertas e reflexões sobre o impacto dessas influências na cultura local. O objetivo é não apenas desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação nos alunos, mas também fomentar a apreciação pela rica tapeçaria cultural do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada das diversas influências étnico-culturais na formação da identidade brasileira. Os alunos aprenderão a realizar pesquisas independentes, desenvolverão habilidades de pensamento crítico ao analisar a interação entre diferentes culturas e suas manifestações em uma região específica do Brasil. Além disso, a atividade tem como objetivo melhorar as habilidades de comunicação e apresentação dos alunos, incentivando a expressão criativa de suas descobertas. Espera-se fomentar o respeito pela diversidade cultural e estimular o interesse pela história e geografia brasileira, reconhecendo a importância de cada influência étnica na construção da sociedade atual.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa independente
  • Analisar a diversidade étnico-cultural brasileira
  • Melhorar competências de comunicação e apresentação
  • Promover apreciação pela diversa herança cultural do Brasil
  • Reconhecer a importância das influências étnicas na sociedade atual

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica abrange a análise da diversidade étnico-cultural do Brasil, enfocando as influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas na composição populacional e na cultura de diferentes regiões. Através de um exame das práticas cotidianas, festas, culinárias e outras formas de expressão cultural, os alunos irão explorar como estas influências moldam a identidade de uma região. O programa visa desenvolver o reconhecimento e a valorização da rica herança cultural brasileira, promovendo a conscientização sobre a importância de preservar essas tradições múltiplas.

  • Diversidade étnico-cultural do Brasil
  • Influências indígenas na cultura brasileira
  • Herança africana no Brasil
  • Contribuições europeias e asiáticas
  • Expressões culturais regionais

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Eles serão divididos em grupos e conduzirão pesquisas independentes sobre a influência étnico-cultural em uma região brasileira de sua escolha. O processo de pesquisa incluirá a busca por fontes secundárias confiáveis, análise de dados e síntese das informações coletadas. As descobertas serão compartilhadas por meio de apresentações criativas, permitindo aos alunos expressar seu entendimento e reflexões pessoais sobre o tema. A colaboração, o diálogo e a reflexão crítica serão incentivados em todas as etapas do projeto.

  • Pesquisa em grupo sobre uma região específica do Brasil
  • Uso de fontes secundárias confiáveis para coleta de dados
  • Análise e síntese de informações
  • Preparação e apresentação de uma obra criativa
  • Feedback construtivo e reflexão crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre o projeto, formarão grupos e começarão sua pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização das pesquisas e à preparação das apresentações. As apresentações serão realizadas no final da segunda aula ou em uma terceira aula, dependendo da disponibilidade.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza da apresentação, e na capacidade de engajar o público e comunicar eficazmente as descobertas. A participação ativa durante o processo de pesquisa e a colaboração no grupo também serão consideradas. Serão utilizados critérios claros para avaliar cada aspecto do trabalho dos alunos, incluindo a compreensão do tema, a originalidade na apresentação, a capacidade de resposta a perguntas e o nível de esforço demonstrado no projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos educacionais, incluindo acesso à internet para pesquisa, materiais para criação de posters ou apresentações de slides, e espaços apropriados para ensaios e apresentações das representações artísticas. Também será incentivado o uso de bibliotecas locais e recursos da comunidade para enriquecer a pesquisa. O suporte do professor será crucial para orientar os alunos nas técnicas de pesquisa e na escolha dos materiais adequados para suas apresentações.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para criação de posters ou apresentações de slides
  • Espaços para ensaios e apresentações
  • Recursos de bibliotecas locais e da comunidade
  • Apoio e orientação do professor

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo