Regiões Geoeconômicas em Jogo

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Regiões Geoeconômicas do Brasil

Esta atividade prática permite aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental explorar e aprofundar o conhecimento sobre as regiões geoeconômicas do Brasil de uma maneira dinâmica e interativa. Através da criação e do jogo com tabuleiros desenvolvidos por eles mesmos, os estudantes engajam-se ativamente no processo de aprendizagem, abordando aspectos econômicos, culturais, ambientais e de recursos naturais das diferentes regiões do país. Trabalhando em grupos, os alunos terão a oportunidade de colaborar na elaboração das questões, no design do tabuleiro e nas regras do jogo, incentivando não só o aprendizado sobre o tema mas também a criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Ao final da atividade, os grupos trocarão os jogos entre si, promovendo uma rica troca de conhecimentos e uma visão compreensiva e diversificada sobre as regiões geoeconômicas brasileiras.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos no aprendizado sobre as regiões geoeconômicas do Brasil, promovendo uma compreensão abrangente de suas características, como aspectos econômicos, culturais, ambientais e de recursos naturais. Busca-se fomentar o desenvolvimento de habilidades críticas como análise, síntese, colaboração, e resolução de problemas por meio da participação ativa dos estudantes na criação e na prática do jogo de tabuleiro. Além disso, pretende-se estimular a criatividade, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, elementos essenciais para o processo educacional.

  • Compreender as características das diferentes regiões geoeconômicas do Brasil
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Estimular a criatividade no processo de aprendizagem
  • Fomentar o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Promover uma aprendizagem ativa e participativa

Conteúdo Programático

A atividade abordará as principais características das regiões geoeconômicas do Brasil, enfatizando aspectos como economia, cultura, recursos naturais e desafios ambientais. Ao longo do desenvolvimento do jogo, os estudantes entrarão em contato com informações detalhadas sobre cada região, criando um entendimento integrado e multifacetado do país. Este enfoque multidisciplinar permite a construção de um saber conectado não só à Geografia, mas também a áreas como História, Ciências e Artes.

  • Características econômicas das regiões geoeconômicas
  • Diversidade cultural brasileira
  • Recursos naturais e sua distribuição
  • Desafios ambientais regionais
  • Aspectos sócio-históricos das regiões

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade, 'Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos', incentiva os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizado. Através da criação do jogo de tabuleiro, os estudantes aplicam conhecimentos, realizam pesquisas e trabalham em equipe para alcançar um objetivo comum. Esta abordagem prática, além de facilitar a assimilação e a retenção do conteúdo de maneira significativa, promove a interação e o aprendizado colaborativo entre os alunos, elementos fundamentais para o desenvolvimento de competências e habilidades no século XXI.

  • Pesquisa sobre as regiões geoeconômicas do Brasil
  • Design e construção do jogo de tabuleiro em grupos
  • Formulação de questões e desafios sobre o tema
  • Aplicação e teste dos jogos criados em sala de aula
  • Análise e feedback sobre os jogos e as aprendizagens

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. No primeiro encontro, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a pesquisa e a elaboração do conteúdo do jogo. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus jogos e realizarão a troca entre si para jogar, testar o conhecimento adquirido e oferecer feedback aos colegas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão de grupos e início da pesquisa e elaboração do jogo.
  • Aula 2: Continuação e finalização da construção do jogo, troca entre os grupos e jogo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, colaboração entre os membros do grupo, criatividade e inovação na elaboração do jogo, qualidade das questões formuladas e entendimento demonstrado durante a jogatina. Além da observação direta, os alunos poderão autoavaliar-se e avaliar os pares, considerando a contribuição de cada membro no processo de criação e o aprendizado durante o jogo. Este método permite reconhecer não apenas o produto final mas também valorizar o esforço colaborativo e o processo de aprendizagem vivenciado pelos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário materiais básicos para a criação do jogo de tabuleiro, como cartolina, canetas coloridas, tesouras, cola e marcadores. Além disso, acesso à internet e a recursos bibliográficos sobre as regiões geoeconômicas do Brasil serão fundamentais para a pesquisa e compilação das informações que irão compor o jogo.

  • Cartolinas
  • Canetas coloridas
  • Tesouras
  • Cola
  • Marcadores
  • Computadores com acesso à internet
  • Materiais didáticos sobre as regiões geoeconômicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo