Viagem no Tempo: Da Colônia ao Brasil de Hoje

Desenvolvida por: Laís D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Transformações econômicas e sociais do Brasil

Esta atividade pedagógica foi projetada para proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão abrangente das transformações econômicas e sociais que marcaram o Brasil desde o período colonial até a atualidade, enfatizando a transição do mercantilismo para o capitalismo. Através de uma metodologia de sala de aula invertida, os alunos terão o desafio de assistir a vídeos e ler artigos selecionados como tarefa prévia, providenciando uma base sólida de conhecimento que será aplicada na sala de aula. Divididos em grupos, cada um representando um período histórico específico, os estudantes deverão criar e apresentar peças teatrais ou apresentações multimídia que ilustrem como essas mudanças econômicas e sociais influenciaram a formação territorial e socioeconômica do Brasil. Após as apresentações, será realizado um debate moderado pelo professor, visando aprofundar a reflexão sobre os impactos dessas transformações na sociedade brasileira atual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma compreensão integrada das mudanças históricas, econômicas e sociais que modelaram o Brasil ao longo dos séculos. Visa desenvolver habilidades críticas e analíticas, permitindo que os alunos avaliem o impacto dessas transformações no desenvolvimento socioeconômico e territorial do país. Esta atividade busca também fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade na apresentação de informações históricas e capacidade de engajar em debates construtivos e reflexivos sobre questões sociais complexas.

  • Compreender as principais transformações econômicas e sociais na história do Brasil.
  • Analisar o impacto dessas transformações na formação territorial e socioeconômica do país.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação em público.
  • Fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e colaborar na criação de projetos comuns.
  • Incentivar o pensamento crítico e reflexivo sobre questões históricas e suas implicações atuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
  • EF07GE05: Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade contempla o estudo das dinâmicas históricas, econômicas e sociais que impactaram o Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade. Os alunos explorarão as nuances da transição do mercantilismo para o capitalismo e como essas mudanças influenciaram a configuração territorial e socioeconômica do país. Aspectos como fluxos econômicos e populacionais, a distribuição territorial da população com suas diversidades étnico-culturais e as alterações socioeconômicas significativas entre os períodos serão abordados.

  • O período colonial brasileiro e o sistema mercantilista.
  • A transição para o capitalismo e a independência do Brasil.
  • Imigração e a formação étnico-cultural do Brasil.
  • Transformações econômicas do século XX até a atualidade.
  • Impactos sociais das mudanças econômicas ao longo da história.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão incentivados a realizar atividades de pesquisa e estudo prévio ao encontro presencial. Na sala de aula, trabalharão em grupos, representando diferentes períodos históricos, para criar apresentações criativas que demonstrem suas compreensões sobre as transformações estudadas. Este formato promove uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, incentivando a autonomia do aluno e uma maior interatividade entre os participantes.

  • Pesquisa e estudo prévio sobre os temas propostos.
  • Divisão da turma em grupos, cada um representando um período histórico.
  • Preparação e execução das apresentações em peças teatrais ou multimídia.
  • Realização de um debate guiado pelo professor após as apresentações.
  • Uso de recursos digitais para apoio à pesquisa e elaboração das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução dos temas e organização dos grupos; na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na preparação de suas apresentações; na quarta aula, ocorrerão as apresentações dos grupos seguidas de um debate moderado pelo professor.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações pelos grupos.
  • Aula 3: Continuação da preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na qualidade e profundidade de suas pesquisas, criatividade e originalidade nas apresentações, habilidade de trabalhar em equipe, e participação ativa e construtiva no debate. A avaliação levará em conta também a capacidade dos alunos de conectar os temas estudados com as questões atuais, demonstrando compreensão crítica das transformações socioeconômicas e territoriais do Brasil.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como vídeos educativos, artigos históricos e geográficos selecionados, acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de peça teatral ou recursos para apresentações multimídia (como softwares de apresentação ou plataformas de edição de vídeo), além de espaço apropriado para as apresentações e o debate.

  • Vídeos educativos e artigos selecionados sobre a história econômica e social do Brasil.
  • Acesso à internet para pesquisas complementares.
  • Materiais diversos para as apresentações (cartolina, canetas, figurinos).
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.) para criação das apresentações multimídia.
  • Espaço apropriado para as apresentações e realização do debate.

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