Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para criar uma companhia de comércio fictícia. A atividade tem como principal propósito simular as estratégias do capitalismo comercial. Antes da aula prática, os alunos receberão materiais, como vídeos e textos, que abordarão a evolução do comércio e o surgimento das corporações comerciais. Durante a aula, deverão desenvolver um plano de negócios detalhado que inclui análise de mercados e estratégias de venda. A atividade culminará em um debate sobre as práticas capitalistas e seu impacto nas sociedades ao longo dos tempos. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e histórica sobre as dinâmicas do comércio e as corporações, bem como fomentar habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação.
A atividade busca desenvolver nos alunos a capacidade de compreender as nuances do capitalismo comercial, aplicando conceitos históricos na criação de uma companhia fictícia. Além disso, promoverá habilidades como análise de mercado, desenvolvimento de estratégias de vendas e o entendimento do impacto do comércio nas diferentes sociedades. Ao final, espera-se que os alunos consigam identificar e discutir as práticas capitalistas e seus desdobramentos econômicos e sociais.
O conteúdo programático desta atividade abrange a evolução histórica do comércio, englobando desde as primeiras rotas de trocas até o surgimento das grandes corporações e os princípios do capitalismo comercial. Os alunos explorarão as estratégias de mercado, bem como os impactos sociais e econômicos das práticas comerciais capitalistas. A abordagem multidisciplinar permitirá uma compreensão integrada da história econômica e social.
A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, incentivando os alunos a explorarem conceitos de forma prática e colaborativa. Serão empregados debates, análise de vídeos e textos, e a criação de um plano de negócios fictício. Essa abordagem metodológica visa estimular a curiosidade, a investigação ativa e o desenvolvimento de habilidades colaborativas e críticas.
O cronograma da atividade será organizado em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada uma breve introdução aos conceitos históricos e distribuição dos materiais. Na segunda aula, os alunos trabalharão em grupos na elaboração do plano de negócios e participarão do debate sobre o impacto das práticas capitalistas nas diferentes sociedades.
Os alunos serão avaliados com base em sua participação no grupo, a qualidade do plano de negócios desenvolvido e sua capacidade de argumentação durante o debate. A metodologia de avaliação incluirá observação direta do envolvimento nas atividades em grupo e uma rubrica que considerará a criatividade, relevância e coerência do plano apresentado. Exemplos incluem a análise do uso adequado de terminologia econômica e a capacidade de propor soluções criativas para os desafios comerciais simulados.
Os recursos utilizados na atividade complementarão a aprendizagem dos conceitos teóricos e aplicados. Serão utilizados vídeos e textos, bem como materiais para a construção do plano de negócios, para garantir que os alunos tenham uma experiência rica e multidimensional do conteúdo.
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