Nesta atividade, organizaremos uma conferência simulada que visa discutir a situação geopolítica, econômica e social do Brasil, de outros países da América Latina e da África, bem como o papel dos Estados Unidos na ordem mundial após a Segunda Guerra Mundial. Através de uma Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará um país ou bloco de países. Baseando-se em pesquisas prévias, os alunos deverão preparar e apresentar suas descobertas sobre a política externa, economia e questões sociais pertinentes ao seu país no contexto pós-guerra. Além disso, deverão propor soluções viáveis para os desafios atuais que seus países enfrentam no cenário global. A conferência será rica em debates, negociações simuladas e votações sobre resoluções propostas, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver uma compreensão profunda sobre relações internacionais, diplomacia e os desafios geopolíticos contemporâneos.
O principal objetivo desta atividade é fomentar a compreensão sobre a complexidade das relações internacionais e os desafios contemporâneos enfrentados pelos países na ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas e analíticas, bem como a capacidade de pesquisa, trabalho em equipe e articulação de argumentos sólidos. Adicionalmente, a atividade visa promover uma maior consciência sobre as questões geopolíticas, econômicas e sociais globais e estimular a proposição de soluções criativas e viáveis.
O conteúdo programático desta atividade cobrirá a ordem mundial do pós-Segunda Guerra Mundial, enfocando a situação geopolítica, econômica e social do Brasil, demais países da América Latina, África e a influência estadunidense. Os alunos explorarão temas relacionados à política externa, fluxos migratórios, conflitos, cooperação internacional, desenvolvimento econômico e questões sociais, proporcionando uma compreensão abrangente do cenário global atual.
Esta atividade se baseia na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a pesquisa ativa e o engajamento dos alunos em uma simulação de conferência internacional. Será complementada pela Sala de Aula Invertida, na qual os alunos são encorajados a explorar o material de estudo e conduzir pesquisas fora da sala de aula, para então aplicar o conhecimento adquirido na simulação de conferência. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa, permitindo que os alunos vivenciem os desafios e complexidades das relações internacionais.
A atividade total terá uma carga horária de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada, destinadas à pesquisa, preparação e realização da conferência simulada.
A avaliação desta atividade será baseada na profundidade e qualidade das pesquisas apresentadas, na performance durante os debates e negociações, bem como na capacidade de proposição de soluções viáveis para os desafios atuais. Será considerado também o trabalho em equipe, a articulação de ideias e o engajamento com os tópicos propostos. A participação ativa e a colaboração durante a conferência simulada serão elementos chave. Exemplos de critérios específicos incluem clareza da apresentação, fundamentação das propostas, criatividade nas soluções, entre outros.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para preparação de apresentações (por exemplo, softwares de apresentação), além de espaços adequados para a simulação da conferência. Artigos, livros e documentos oficiais sobre as temáticas abordadas servirão como materiais de base para as pesquisas.
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