De onde viemos? A história da nossa cidade!

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Migrações e suas Influências na Formação das Cidades

Esta atividade visa promover a compreensão dos alunos sobre as diversas origens das famílias em sua cidade, destacando os fluxos migratórios que contribuíram para a formação da comunidade local. Através de entrevistas com familiares e membros da comunidade, coleta de fotos, documentos históricos e outras fontes de informação, os alunos serão encarregados de criar um pequeno documentário ou apresentação que narre a história migratória de sua cidade. Essa abordagem prática permitirá que os alunos apliquem conhecimentos de Geografia e História de forma interdisciplinar, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação. Após a apresentação dos trabalhos, haverá uma Roda de Debate para refletir e discutir sobre as diversas origens culturais da população local e o impacto dessas na identidade da cidade. Este debate objetiva fomentar o respeito pela diversidade e o entendimento sobre como os processos migratórios moldaram as sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e analisar as origens e os fluxos migratórios que contribuíram para a formação da sociedade local. Este conhecimento é crucial para o reconhecimento da diversidade cultural e a formação da identidade comunitária. Além disso, os estudantes irão aprimorar habilidades de pesquisa, análise de fontes históricas, comunicação oral e escrita, e trabalho colaborativo, fundamentais para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a história e a geografia de sua cidade.

  • Desenvolver a compreensão sobre migrações e seu papel na formação das sociedades locais.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação.
  • Fomentar o respeito pela diversidade cultural.
  • Promover a compreensão sobre a identidade comunitária formada pelo encontro de diferentes culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • EF08GE02: Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
  • EF08GE04: Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo de fluxos migratórios, suas causas e consequências, com foco na formação da comunidade local. Este estudo envolve a análise de rotas migratórias, fatores históricos, econômicos e sociais que incentivam ou desencorajam a migração, além da influência da migração na cultura e na identidade das cidades. Através de metodologias práticas e debates, os alunos serão estimulados a refletir sobre a complexidade dos processos migratórios e seu impacto nas sociedades.

  • Introdução aos conceitos de migração, imigração e emigração
  • Fatores que influenciam os fluxos migratórios
  • História migratória local e seus impactos

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade enfatiza a aprendizagem ativa através de pesquisas, trabalho em grupo, criação de documentários ou apresentações e participação em debates. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao tema em sala de aula, seguido de orientações sobre como conduzir entrevistas e coletar materiais. Será incentivado o trabalho colaborativo para a análise, síntese e apresentação dos dados coletados. A Roda de Debate servirá como momento de partilha, reflexão crítica e avaliação do aprendizado.

  • Pesquisa de campo com entrevistas
  • Coleta e análise de fontes históricas
  • Elaboração de documentários ou apresentações
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre o projeto e iniciarão as pesquisas e entrevistas. A segunda aula será dedicada à finalização dos documentários ou apresentações e à realização da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início das pesquisas
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos trabalhos, seguida da Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da pesquisa realizada (incluindo a profundidade e a relevância das informações coletadas), na criatividade e coerência dos documentários ou apresentações criadas, e na contribuição individual e em grupo para a Roda de Debate. Será dada especial atenção às habilidades de análise crítica, argumentação e comunicação. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza na exposição das origens migratórias, a integração de diferentes fontes de informação e o respeito pela diversidade cultural durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a internet para pesquisa, câmera fotográfica ou celular para registro de entrevistas e coleta de imagens, materiais de papelaria para anotações e elaboração dos projetos, softwares simples de edição de vídeo para a montagem dos documentários, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Estes recursos facilitarão a coleta e análise de dados, o desenvolvimento criativo dos trabalhos e a promoção de um ambiente de debate construtivo e inclusivo.

  • Acesso à Internet
  • Câmera fotográfica ou celular
  • Materiais de papelaria
  • Software de edição de vídeo
  • Espaço adequado para debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo