Esta atividade propõe uma imersão no tema dos movimentos migratórios na América Latina através da realização de uma roda de debate. Os alunos serão divididos em grupos, representando diferentes perspectivas: migrantes, governantes de países de origem e de destino, e membros de organizações não governamentais. A preparação para o debate incluirá uma pesquisa sobre as causas e consequências da migração na região, entendendo os diversos fatores que influenciam os movimentos populacionais, como aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientais. Esta abordagem vem para fomentar a empatia, o entendimento da complexidade dos processos migratórios e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, argumentação e expressão pública. Os alunos serão encorajados a explorar as realidades vividas pelos migrantes, bem como as respostas políticas e sociais a esse fenômeno.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender as complexidades dos movimentos migratórios na América Latina, investigando suas causas, consequências e as diferentes perspectivas envolvidas. Busca-se promover habilidades de pesquisa, análise crítica, empatia e comunicação eficaz. Os estudantes também serão estimulados a refletir sobre as implicações sociais, econômicas e políticas da migração, tanto para os países de origem quanto para os de destino.
O conteúdo programático desta atividade gira em torno dos movimentos migratórios na América Latina, enfocando nas causas desses movimentos, como questões econômicas, conflitos, desastres naturais e busca por melhores condições de vida. Também serão abordadas as consequências dessas migrações, tanto para os países de origem quanto para os de destino, além de um exame das políticas migratórias atuais e suas implicações socioeconômicas.
Adotaremos metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para promover uma imersão profunda dos alunos no tema. Previamente, os alunos realizarão pesquisas baseadas na metodologia da Sala de Aula Invertida, para fundamentar suas posições no debate. Durante as aulas, facilitaremos Rodas de Debate, permitindo uma expressão livre de ideias embasadas em suas pesquisas. A abordagem 'Mão-na-massa' estará presente na construção de cartazes ou outras representações visuais das ideias discutidas.
A carga horária total será de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, introduziremos o tema e explicaremos a atividade. Na segunda, os alunos farão pesquisas em grupo. Na terceira aula, acontecerão as preparações finais e na última, realizaremos o debate efetivamente.
A avaliação será baseada na participação ativa no debate, na qualidade da pesquisa realizada e na apresentação dos argumentos de maneira coerente e fundamentada. Será levado em conta também o trabalho em equipe durante a etapa de pesquisa, a abertura para considerar diferentes perspectivas, além da criatividade na construção e apresentação dos materiais visuais. Exemplos de critérios específicos incluem: coerência e clareza dos argumentos, fundamentação com base em dados confiáveis, habilidade de rebatimento e habilidades de comunicação durante o debate.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de cartazes (papel, canetas, marcadores), além de um ambiente propício que possibilite a realização do debate, como uma sala de aula ampla ou biblioteca. Materiais de apoio como artigos, relatórios de organizações internacionais e vídeos serão disponibilizados para embasar as pesquisas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula