Demografia em Jogo

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Dinâmica Demográfica

A atividade 'Demografia em Jogo' propõe a criação de um jogo de tabuleiro pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental para explorar temas fundamentais da demografia, como perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial. Esta atividade prática visa proporcionar aos alunos um entendimento mais aprofundado da distribuição e dos movimentos populacionais ao longo do tempo e no espaço atual. Com a orientação do professor, os alunos desenvolverão perguntas e desafios baseados no conteúdo estudado em sala de aula, os quais serão incorporados ao jogo. O processo de criação do jogo incluirá pesquisa, discussão em grupo e síntese das informações em formatos lúdicos, culminando na apresentação e jogabilidade teste em sala de aula. Esta abordagem promove não apenas a revisão e o aprofundamento do conhecimento sobre a demografia de forma interativa e colaborativa, mas também estimula o pensamento crítico sobre questões demográficas contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na compreensão das dinâmicas demográficas globais e locais, por meio de uma abordagem lúdica e interativa. Deseja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de descrever e analisar os principais componentes da dinâmica demográfica, como o perfil etário da população, o crescimento vegetativo e a mobilidade espacial. Ademais, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e colaboração em equipe, além de promover a capacidade de pensar criticamente sobre como esses temas impactam a sociedade atual.

  • Entender os conceitos fundamentais da demografia.
  • Analisar a importância do estudo da dinâmica demográfica.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e o pensamento crítico.
  • Aplicar o conhecimento teórico em um formato lúdico.

Conteúdo Programático

A construção do jogo de tabuleiro como metodologia para o estudo da dinâmica demográfica permite a exploração de diversos tópicos relevantes para a compreensão das mudanças populacionais e seus efeitos sobre a sociedade e o ambiente. Os alunos serão introduzidos a conceitos-chave como a dispersão da população humana, fluxos migratórios, crescimento vegetativo e perfil etário, assim como os fatores históricos, sociais e naturais que influenciam esses fenômenos.

  • Conceitos de demografia
  • Histórico da distribuição populacional
  • Fatores que influenciam a mobilidade espacial
  • Crescimento vegetativo e perfil etário
  • Impactos sociais e ambientais da dinâmica populacional

Metodologia

Utilizando a metodologia 'Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade promove uma abordagem prática e engajadora para o estudo da demografia. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar, discutir e desenvolver o jogo de tabuleiro, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula de maneira criativa. O professor atuará como facilitador, orientando as discussões, fornecendo materiais de apoio e estimulando o pensamento crítico durante o processo de criação do jogo.

  • Divisão dos alunos em grupos para desenvolvimento do jogo.
  • Pesquisa e seleção de informações sobre demografia para compor o jogo.
  • Criação de perguntas e desafios com base nos conteúdos estudados.
  • Teste e ajuste do jogo por meio de jogabilidade entre os grupos.
  • Apresentação dos jogos para a turma e reflexão sobre os aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos, divididas em duas semanas. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e formação dos grupos. Na segunda e terceira aula, os alunos trabalharão na pesquisa, design e criação do tabuleiro e das questões. A quarta aula será reservada para a apresentação dos jogos, jogabilidade teste e discussão sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e início da criação do jogo.
  • Aula 3: Continuação da criação e início dos testes do jogo.
  • Aula 4: Apresentação dos jogos e jogabilidade teste em sala.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Demografia em Jogo' será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas de criação do jogo, considerando a qualidade e a relevância das informações pesquisadas e incluídas no jogo. Serão avaliados também a criatividade e a originalidade no design do tabuleiro, a clareza e a aplicabilidade das perguntas e dos desafios, além da capacidade de reflexão e síntese demonstradas na apresentação final do jogo. Exemplos de performances excelentes incluem jogos com perguntas e desafios bem elaborados, que promovam a compreensão dos conteúdos de demografia de forma interativa e que estimulem o pensamento crítico sobre questões contemporâneas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a criação dos tabuleiros tais como papel cartão, canetas coloridas, fichas e peões de jogo. Também será providenciado acesso a artigos, livros e fontes online confiáveis para a pesquisa de conteúdo. Além disso, o professor disponibilizará templates de design de jogo e exemplos de perguntas e desafios como inspiração para os alunos.

  • Papel cartão e papel sulfite
  • Canetas, lápis de cor e marcadores
  • Fichas e peões de diferentes cores
  • Acesso a computadores com internet
  • Templates de design de jogo e exemplos de perguntas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo