A atividade 'Demografia em Jogo' é desenhada para engajar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na análise e compreensão da dinâmica demográfica global por meio de uma experiência interativa e lúdica. Utilizando um tabuleiro gigante construído na sala de aula, os estudantes serão divididos em grupos, cada um representando um país diferente previamente selecionado. Ao longo da atividade, os grupos enfrentarão desafios relacionados às características demográficas de seus países, abordando quesitos como taxa de natalidade, mortalidade, expectativa de vida e migração. Para solucionar esses desafios, os alunos deverão coletar 'dados demográficos' dispersos por estações espalhadas pelo tabuleiro, aplicando conceitos de pesquisa e interpretação de dados, além de incentivar o trabalho em equipe. Esta metodologia ativa visa não somente incutir conhecimento técnico acerca da matéria, mas também desenvolver habilidades sociais e críticas relevantes para a compreensão da realidade global.
O objetivo da atividade 'Demografia em Jogo' é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a dinâmica demográfica global, utilizando uma metodologia ativa para estimular o engajamento e a participação ativa dos estudantes. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de coletar, interpretar e aplicar dados demográficos na resolução de problemas complexos, colaborar efetivamente em equipe, e relacionar as informações adquiridas com as condições socioeconômicas e políticas dos países estudados.
Os conteúdos programáticos abordados nesta atividade incluirão aspectos fundamentais da dinâmica demográfica, como taxa de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, migração, entre outros. Estes conceitos serão explorados por meio de uma abordagem interativa, visando proporcionar aos alunos uma compreensão holística das forças que moldam as populações ao redor do mundo.
A metodologia desta atividade é pautada em princípios de aprendizagem baseada em jogos. Essa abordagem promove uma experiência educativa dinâmica e participativa, através da qual os alunos são incentivados a resolver problemas em grupo, utilizando dados e informações dispostos pelo 'tabuleiro' para avançar no jogo. Ao fazer isso, os estudantes aplicam conhecimentos teóricos em situações práticas, estimulando o raciocínio lógico e o trabalho colaborativo.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e divisão dos grupos, seguida pela construção do tabuleiro e explicação das regras. Na segunda aula, os grupos se dedicarão à execução do jogo, coleta de dados e resolução dos desafios.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no desempenho dos grupos nos desafios propostos quanto na participação e colaboração entre os membros do grupo. Pontos serão atribuídos pela correta interpretação e aplicação dos dados demográficos na resolução dos desafios e pela capacidade de trabalho em equipe. Reflexões pós-jogo sobre o aprendizado adquirido e a aplicabilidade dos conceitos discutidos em problemas reais também serão incentivadas e avaliadas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para a construção do tabuleiro gigante, tais como cartolina, canetas coloridas e marcadores. Além disso, será necessária a preparação de fichas contendo 'dados demográficos' relevantes, que serão dispersas pelo tabuleiro. Também recomenda-se o uso de recursos digitais, como projetores ou tablets, para a apresentação de informações adicionais sobre os países representados.
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