Descobrindo a Praça

Desenvolvida por: Igor G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Geografia]
Temática: [Análise de Espaços Urbanos e Áreas Verdes]

A atividade Descobrindo a Praça consiste em uma saída de campo onde os alunos do 8º ano visitarão uma praça local. Durante a visita, eles observarão e registrarão as características da praça, incluindo infraestrutura, pontos de encontro e áreas de lazer. O objetivo é estimular a análise crítica dos espaços urbanos, destacando a importância das áreas verdes na qualidade de vida e cultura locais. Após a visita, os alunos usarão materiais diversos para construir uma maquete que represente a praça observada. Essa construção visa fomentar uma compreensão mais profunda sobre o ordenamento territorial e seu impacto na comunidade, convidando os alunos a refletirem sobre questões urbanas e sua relevância no contexto em que vivem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizado desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e compreender os espaços urbanos ao seu redor. Ao participarem de uma atividade prática como a construção de uma maquete, eles não apenas aplicam conhecimento teórico, mas também desenvolvem habilidades críticas de observação e análise. Por meio do trabalho em equipe, a atividade também promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e cooperação, essenciais em uma sociedade dinâmica.

  • Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos espaços urbanos.
  • Compreender a importância das áreas verdes para a comunidade.
  • Refletir sobre o ordenamento territorial e seu impacto social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE18: Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui conceitos chaves de geografia urbana, como o uso e ocupação do solo, além de práticas ambientais associadas às áreas verdes. A construção da maquete servirá como uma forma de tradução dos conceitos teóricos para a prática, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos para criar uma representação física da praça, aprofundando o entendimento do espaço urbano e dos seus elementos.

  • Elementos de infraestrutura e lazer em praças públicas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é centrada no aprendizado experiencial e colaborativo, onde os alunos são incentivados a observar, discutir e criar. A visita à praça é o componente inicial que permite a observação direta, enquanto a construção da maquete requer que os alunos trabalhem em conjunto, desenvolvendo habilidades manuais e criativas. Esta abordagem prática visa tornar o aprendizado mais envolvente e significativo, conectando a teoria com a realidade vivenciada pelo aluno.

  • Visita de campo em praça local 
  • Observação direta e registro de características.
  • Elaboração de um relato descritivo sobre a paisagem observada na praça. Detalhes que foram observados pelos alunos durante seu estudo de campo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em uma aula de 60 minutos. Esse cronograma é suficiente para realizar a visita à praça e discutir o planejamento da maquete. Durante a saída de campo, os alunos terão a oportunidade de realizar uma análise inicial dos elementos da praça, que servirá como base para a fase posterior de construção.

  • Aula 1: Visita à praça, observação e relato descritivo. 

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante a visita e no processo de construção do relato. Serão levados em consideração critérios como a capacidade de observação e criatividade.  A reflexão crítica sobre a importância da praça para o bairro, seus pontos positivos e negativos para a comunidade também será avaliada através de uma apresentação oral final, onde os alunos discutirão suas percepções sobre a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais que incentivem a aprendizagem prática e a criatividade dos alunos. Durante a visita, o uso de câmeras (ou celulares) para registros será essencial para documentar as observações feitas. Para a construção da maquete, uma variedade de materiais de artesanato será necessária para permitir aos alunos liberdade na representação criativa da praça, aproximando a atividade da realidade observada.

  • Cadernos, pranchetas e lápis para anotações.
  • Câmeras ou celulares para registro de imagens.

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