A atividade Descobrindo a Praça consiste em uma saída de campo onde os alunos do 8º ano visitarão uma praça local. Durante a visita, eles observarão e registrarão as características da praça, incluindo infraestrutura, pontos de encontro e áreas de lazer. O objetivo é estimular a análise crítica dos espaços urbanos, destacando a importância das áreas verdes na qualidade de vida e cultura locais. Após a visita, os alunos usarão materiais diversos para construir uma maquete que represente a praça observada. Essa construção visa fomentar uma compreensão mais profunda sobre o ordenamento territorial e seu impacto na comunidade, convidando os alunos a refletirem sobre questões urbanas e sua relevância no contexto em que vivem.
Os objetivos de aprendizado desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e compreender os espaços urbanos ao seu redor. Ao participarem de uma atividade prática como a construção de uma maquete, eles não apenas aplicam conhecimento teórico, mas também desenvolvem habilidades críticas de observação e análise. Por meio do trabalho em equipe, a atividade também promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e cooperação, essenciais em uma sociedade dinâmica.
O conteúdo programático desta atividade inclui conceitos chaves de geografia urbana, como o uso e ocupação do solo, além de práticas ambientais associadas às áreas verdes. A construção da maquete servirá como uma forma de tradução dos conceitos teóricos para a prática, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos para criar uma representação física da praça, aprofundando o entendimento do espaço urbano e dos seus elementos.
A metodologia utilizada nesta atividade é centrada no aprendizado experiencial e colaborativo, onde os alunos são incentivados a observar, discutir e criar. A visita à praça é o componente inicial que permite a observação direta, enquanto a construção da maquete requer que os alunos trabalhem em conjunto, desenvolvendo habilidades manuais e criativas. Esta abordagem prática visa tornar o aprendizado mais envolvente e significativo, conectando a teoria com a realidade vivenciada pelo aluno.
A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em uma aula de 60 minutos. Esse cronograma é suficiente para realizar a visita à praça e discutir o planejamento da maquete. Durante a saída de campo, os alunos terão a oportunidade de realizar uma análise inicial dos elementos da praça, que servirá como base para a fase posterior de construção.
A avaliação será baseada na participação dos alunos durante a visita e no processo de construção do relato. Serão levados em consideração critérios como a capacidade de observação e criatividade. A reflexão crítica sobre a importância da praça para o bairro, seus pontos positivos e negativos para a comunidade também será avaliada através de uma apresentação oral final, onde os alunos discutirão suas percepções sobre a atividade.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais que incentivem a aprendizagem prática e a criatividade dos alunos. Durante a visita, o uso de câmeras (ou celulares) para registros será essencial para documentar as observações feitas. Para a construção da maquete, uma variedade de materiais de artesanato será necessária para permitir aos alunos liberdade na representação criativa da praça, aproximando a atividade da realidade observada.
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