Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma Aprendizagem Baseada em Projetos para investigar a riqueza dos recursos naturais dos países da América Latina, com especial enfoque nos membros do Mercosul. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, escolherão um país membro do Mercosul para conduzir uma pesquisa profunda sobre seus principais recursos naturais, explorando como esses recursos são utilizados atualmente e qual o seu papel na dinâmica econômica regional e no contexto do Mercosul. A atividade culminará na criação de um projeto (infográfico, vídeo ou apresentação) que deverá considerar estratégias sustentáveis e equitativas de uso desses recursos, considerando as complexas questões raciais e socioeconômicas que permeiam a exploração de recursos naturais. Através dessa experiência, os alunos desenvolverão uma compreensão crítica dos aspectos políticos, econômicos e ambientais relacionados aos recursos naturais na América Latina.
Os objetivos dessa atividade são rigorosamente desenhados para que os alunos desenvolvam uma visão holística e crítica sobre os recursos naturais na América Latina para além do seu valor econômico. Visa proporcionar aos estudantes ferramentas analíticas para investigar a exploração desses recursos dentro de um quadro de sustentabilidade e equidade, enfatizando a importância da cooperação econômica regional, como é exemplificada pelo Mercosul. Espera-se que, ao final, os alunos consigam relacionar os conceitos aprendidos com os desafios globais contemporâneos, desenvolvendo uma consciência ampliada sobre as questões de justiça social e ambiental.
Este projeto abrange o exame detalhado dos recursos naturais dos países membros do Mercosul, explorando como esses ativos são fundamentais para as dinâmicas políticas, econômicas e sociais na América Latina. Ao contextualizar a exploração desses recursos dentro do quadro do Mercosul, os alunos irão entender a importância da cooperação regional e os desafios enfrentados para uma exploração sustentável e equitativa.
A atividade será pautada na Aprendizagem Baseada em Projetos, envolvendo pesquisa, trabalho em equipe e criatividade. Após uma primeira exploração do tema com uma Roda de Debate, os grupos iniciarão a pesquisa sobre os recursos naturais de seu país selecionado, culminando na criação de seus projetos. Cada grupo defenderá seu projeto em uma apresentação, promovendo uma rica discussão sobre possíveis caminhos para a sustentabilidade e a justiça social.
A carga horária será distribuída em 4.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o tema e formaremos os grupos. Nas aulas 2 e 3, os alunos realizarão suas pesquisas e começarão a elaboração de seus projetos. Na aula 4, os projetos serão finalizados para apresentação na aula 4.5, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e proporções.
A avaliação será formativa e baseada na participação, pesquisa, criatividade e qualidade científica e argumentativa dos projetos criados. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a profundidade da pesquisa, a compreensão dos conceitos explorados e a originalidade e aplicabilidade das propostas de sustentabilidade. Além disso, será considerado o desempenho na apresentação, avaliando principalmente a capacidade de comunicação e defesa de ideias.
Para a execução deste projeto, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa dos alunos, materiais para a criação dos infográficos (caso optem por este formato), softwares de edição de vídeo (para grupos que escolham fazer vídeos) e softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.). Bibliografia específica sobre o Mercosul e exploração de recursos naturais na América Latina também será disponibilizada para orientar as pesquisas.
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