Diálogos Ambientais: O Brasil por Regiões

Desenvolvida por: Marcon… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Meio Ambiente e Demografia

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, com cada grupo representando uma região do Brasil. Eles deverão realizar uma pesquisa profunda sobre os aspectos ambientais significativos da região que representam, incluindo clima, vegetação, recursos hídricos e os impactos humanos na demografia da região. Após concluída a pesquisa, os grupos irão preparar e realizar uma apresentação sobre os dados coletados, destacando a importância da preservação ambiental. Subsequentemente, será organizada uma Roda de Debate, onde os grupos terão a oportunidade de discutir e argumentar sobre a relevância da manutenção dos ambientes naturais de suas respectivas regiões e o papel das atividades humanas na transformação do espaço e na dinâmica demográfica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos em uma compreensão aprofundada dos aspectos ambientais das diferentes regiões do Brasil e da importância da preservação ambiental. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação, além de promover uma compreensão sobre como as atividades humanas impactam a demografia e a configuração espacial das regiões. Por meio da metodologia ativa da Roda de Debate, a atividade busca enriquecer o aprendizado, fomentando o diálogo, o respeito por opiniões diversas e a capacidade de defender pontos de vista com base em evidências e pesquisas.

  • Compreender os principais aspectos ambientais das regiões do Brasil.
  • Analisar a importância da preservação ambiental.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Exercitar a argumentação e debate.
  • Entender o impacto das atividades humanas na demografia e configuração espacial.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade inclui aspectos geográficos e ambientais como clima, vegetação, e recursos hídricos, além de temas demográficos relacionados com as regiões do Brasil. A análise e discussão sobre os impactos das atividades humanas nestes aspectos estimulam uma compreensão multifacetada do meio ambiente. A atividade é projetada para permitir aos alunos explorar e discutir a importância e os desafios da preservação ambiental no contexto brasileiro.

  • Aspectos ambientais significativos das regiões do Brasil.
  • Impactos humanos na demografia e meio ambiente.
  • Importância da preservação ambiental.
  • Dinâmica demográfica e características da população.
  • Argumentação e desenvolvimento de debates.

Metodologia

A atividade será baseada na metodologia ativa de Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo. Inicialmente, serão formados grupos que pesquisarão sobre uma região específica do Brasil e seus aspectos ambientais. Com a pesquisa concluída, cada grupo preparará uma apresentação para compartilhar suas descobertas. Posteriormente, os alunos participarão de uma Roda de Debate, argumentando e defendendo a importância da preservação ambiental de sua região, incentivando a troca de ideias, respeito mútuo e o desenvolvimento do pensamento crítico.

  • Trabalho em grupo para pesquisa.
  • Preparação e realização de apresentações.
  • Participação em Roda de Debate.
  • Desenvolvimento de habilidades argumentativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá uma carga horária de 2 horas, divididas em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos executarão a pesquisa e a preparação das apresentações. A segunda sessão será dedicada às apresentações e à Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa em grupo.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e criatividade das apresentações, e na participação ativa na Roda de Debate. Será avaliada a capacidade dos alunos de argumentar com base em evidências, respeitar opiniões diversas e aprofundar o entendimento sobre a importância da preservação ambiental. Pontos adicionais serão concedidos pela capacidade de trabalhar em grupo, expressar ideias de forma clara e respeitosa, e pela originalidade na apresentação das informações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, material para preparação das apresentações (papel, canetas, computadores), e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Poderão ser utilizados também recursos audiovisuais para as apresentações, como projetor e slides, além de materiais didáticos sobre geografia e meio ambiente do Brasil.

  • Acesso à internet.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Computadores/portáteis.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Materiais didáticos sobre geografia e meio ambiente.

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