Exploradores da África e América

Desenvolvida por: Vdarth (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Geografia Humana e Física da África e América

Nesta aula interativa, os alunos do 8º ano serão divididos em grupos para embarcarem em uma jornada de exploração pelas diversas regiões da África e América. Utilizando mapas-múndi, cada grupo assumirá o papel de exploradores com a missão de investigar, desenhar e elaborar um mapa conceitual abrangendo as principais características geográficas, culturais, informações sobre dinâmicas urbanas e rurais, bem como uso e ocupação dos solos das regiões designadas. Esses mapas conceituais servirão como ferramentas para visualizar e sintetizar as informações coletadas, facilitando a análise e compreensão dos elementos que definem cada região estudada. Após a confecção dos mapas, os estudantes participarão de uma roda de debates, apresentando suas descobertas, promovendo a compreensão intercultural e a troca de conhecimentos entre os grupos. Esta troca permitirá a todos aprofundar seu entendimento sobre as semelhanças e diferenças etno-geográficas entre as regiões exploradas, estimulando a valorização da diversidade cultural e geográfica mundial.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos do 8º ano desenvolvam habilidades analíticas e sintéticas relacionadas à geografia humana e física das regiões da África e América. Ao final desta atividade, espera-se que os estudantes consigam identificar e compreender as principais características geográficas, culturais, dinâmicas urbanas e rurais, além do uso e ocupação dos solos em regiões específicas desses continentes. Destaca-se também o estímulo à pesquisa, ao trabalho em equipe, à representação cartográfica e ao pensamento crítico durante o processo de elaboração dos mapas conceituais. Esses objetivos visam enriquecer o conhecimento dos alunos sobre as diversidades culturais e geográficas, fomentando o respeito mútuo e a apreciação pelas várias maneiras de interação humana com o meio ambiente.

  • Compreender as principais características geográficas, culturais, dinâmicas urbanas e rurais das regiões estudadas.
  • Desenvolver habilidades relacionadas à elaboração de mapas conceituais e à representação cartográfica.
  • Estimular a pesquisa, o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
  • Fomentar a troca de conhecimentos e o aprofundamento sobre as diversidades culturais e geográficas.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural e ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE18: Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba uma abordagem ampla de geografia humana e física, direcionando-se para o estudo específico desses dois eixos nas regiões da África e América. O programa enfoca a compreensão das dinâmicas urbanas e rurais, características geográficas, culturais, e a análise do uso e da ocupação dos solos. Prevê-se que os alunos apliquem os conhecimentos prévios e recém-adquiridos na elaboração de mapas conceituais que sintetizem essas variações regionais, promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre as complexidades e singularidades de cada região escolhida para exploração.

  • Características geográficas da África e América
  • Culturas e dinâmicas sociais das regiões estudadas
  • Dinâmicas urbanas e rurais
  • Uso e ocupação dos solos
  • Elaboração de mapas conceituais

Metodologia

Esta atividade foi cuidadosamente desenhada seguindo a metodologia ativa de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos começarão com uma contextualização geral conduzida pelo professor, seguida pela divisão em grupos para a fase de pesquisa e elaboração dos mapas conceituais. A colaboração e a autogestão dos grupos serão estimuladas para promover a construção conjunta do conhecimento. Por fim, a apresentação dos resultados em forma de roda de debates não apenas solidificará o aprendizado, como também permitirá aprofundar a compreensão do conteúdo por meio do diálogo e da troca de perspectivas.

  • Contextualização inicial pelo professor
  • Divisão em grupos para pesquisa e elaboração dos mapas
  • Discussão e síntese das informações em grupo
  • Elaboração colaborativa dos mapas conceituais
  • Apresentação dos resultados em roda de debates

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a contextualização e o início da pesquisa e elaboração dos mapas. A segunda aula se concentrará na finalização dos mapas e na roda de debates para apresentação das descobertas de cada grupo.

  • Aula 1: Contextualização e início da pesquisa e elaboração dos mapas (40 minutos)
  • Aula 2: Finalização dos mapas e roda de debates (40 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na precisão e criatividade da elaboração dos mapas conceituais, e na participação efetiva na roda de debates. Serão avaliados individualmente a contribuição de cada aluno para o trabalho em grupo e a articulação das ideias apresentadas. A avaliação visa incentivar o pensamento crítico, a colaboração, e a capacidade de síntese e argumentação dos alunos. Exemplos de critérios a serem observados incluem: abrangência e profundidade da pesquisa; clareza e precisão na elaboração dos mapas; habilidade de comunicação e argumentação durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários mapas-múndi, papel para a elaboração dos mapas conceituais, materiais de escrita e coloração, acesso à internet para pesquisa, além de espaço adequado para a realização da roda de debates. Esses recursos permitirão aos alunos realizar pesquisas aprofundadas, assim como expressar suas descobertas de forma criativa e detalhada.

  • Mapas-múndi
  • Papel para mapas conceituais
  • Materiais de escrita e coloração
  • Acesso à internet
  • Espaço para roda de debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo