Exploradores do Aquífero Guarani

Desenvolvida por: Viníci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Recursos Hídricos da América Latina

A atividade pedagógica 'Exploradores do Aquífero Guarani' tem como propósito explorar a consciência ambiental e o entendimento geopolítico entre os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Ao formar grupos, os estudantes irão pesquisar e desenvolver apresentações interativas utilizando ferramentas tecnológicas, como aplicativos de mapas online, para investigar e compartilhar informações sobre o Aquífero Guarani - um dos maiores sistemas de recursos hídricos subterrâneos do mundo - e outros principais recursos hídricos da América Latina. A ênfase estará na importância desse recurso e nos desafios relacionados à sua gestão sustentável. Após as apresentações, um debate guiado será conduzido, incentivando os alunos a apresentarem suas perspectivas e realizarem discussões críticas quanto aos aspectos de comercialização da água e suas implicações socioeconômicas e ambientais na região latino-americana.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem se concentram no desenvolvimento de competências críticas e analíticas entre os alunos, que aprenderão a contextualizar a significância dos recursos hídricos e os desafios enfrentados em sua gestão. Além disso, os estudantes serão estimulados a compreender a complexidade da comercialização da água e a desenvolver uma visão crítica sobre suas implicações. O uso de ferramentas tecnológicas engajará os alunos, propiciando uma aprendizagem ativa e colaborativa.

  • Compreender a importância dos recursos hídricos e a necessidade de uma gestão sustentável.
  • Analisar os desafios da comercialização da água.
  • Utilizar tecnologias para pesquisar e apresentar informações de forma interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE15: Analisar a importância dos principais recursos hídricos da America Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • EF08GE17: Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é abrangente, cobrindo aspectos da hidrogeografia latino-americana, com um enfoque especial no Aquífero Guarani. Os alunos explorarão a geopolítica, questões ambientais e implicações socioeconômicas relacionadas aos recursos hídricos. Esse estudo oferece uma compreensão holística dos desafios na gestão e comercialização da água, incentivando debates sobre políticas públicas e iniciativas sustentáveis.

  • Aquífero Guarani: localização, importância e desafios.
  • Gestão de recursos hídricos na América Latina.
  • Implicações socioeconômicas e ambientais da comercialização da água.

Metodologia

A metodologia adotada será baseada em aprendizagem ativa, com foco na investigação em grupo, uso de tecnologias digitais e debates críticos. Os alunos serão incentivados a colaborar e utilizar ferramentas inovadoras para desenvolver e apresentar suas pesquisas de forma envolvente, promovendo o pensamento crítico e a expressão articulada das ideias discutidas. O debate fomentará o engajamento e a habilidade de argumentação dos estudantes.

  • Pesquisa em grupo sobre o Aquífero Guarani e outros recursos hídricos.
  • Uso de mapas online e aplicativos para apresentações interativas.
  • Debate guiado sobre comercialização da água e questões associadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão tempo suficiente para a pesquisa, preparação e apresentação de seus resultados e participar do debate. Esta estrutura temporal oferece um balanceamento adequado entre exploração autônoma, aprendizagem colaborativa e discussão guiada para maximizar a experiência educacional.

  • Exploração e pesquisa sobre recursos hídricos (20 minutos).
  • Preparação e apresentações em grupo (20 minutos).
  • Debate e discussão guiada (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada tanto no processo quanto no produto final apresentado pelos alunos. Durante a pesquisa e apresentação, os alunos serão avaliados pela sua capacidade de trabalhar em grupo, explorar de maneira crítica e apresentar informações de forma clara e interativa. No debate, a capacidade de articular argumentos de forma coerente e respeitosa será avaliada. Exemplos incluem a clareza na apresentação das informações sobre o Aquífero Guarani, a pertinência dos argumentos levantados durante o debate e a aplicação eficaz das tecnologias utilizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e ferramentas a serem utilizados são fundamentais para engajar os alunos na atividade proposta. O uso de tecnologias como aplicativos de mapas online e ferramentas para apresentações interativas não só facilita o processo de ensino-aprendizagem, mas também prepara os alunos para um futuro cada vez mais digitalizado. Além disso, fornecem um contexto prático e visual para o estudo do conteúdo proposto.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Aplicativos de mapas online (como Google Maps).
  • Ferramentas para apresentações interativas (como Microsoft PowerPoint ou Google Slides).

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