Exploradores Urbanos: Descobrindo o Passado

Desenvolvida por: Vitori… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Migração e História Local

Nesta atividade de Saída de Campo, os alunos irão explorar locais históricos do município para identificar evidências das rotas de migração ao longo dos anos. Utilizando mapas antigos e relatos de moradores, os estudantes criarão um diário de bordo com descrições das rotas de dispersão populacional e fatores históricos associados. Essa vivência permitirá uma compreensão prática da conexão entre geografia e história, através da observação crítica do espaço físico e da contextualização histórica das migrações.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de entender os processos migratórios e suas causas históricas, além de fomentar a habilidade de relacionar dados observados no campo com elementos teóricos discutidos em sala. A construção desse conhecimento se dá através da análise de documentos e da interação com os habitantes locais, instigando uma reflexão sobre a relação entre passado e presente no contexto da comunidade em que vivem.

  • Reconhecer e descrever rotas migratórias locais e seus impactos históricos.
  • Correlacionar causas e efeitos das migrações a partir de relatos e documentos.
  • Elaborar um diário de bordo envolvendo observações de campo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE01: Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • EF08GE02: Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
  • EF08GE03: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a análise crítica de mapas históricos e contemporâneos para identificar mudanças nas rotas de migração, além do estudo de relatos orais que oferecem perspectivas pessoais sobre os fenômenos migratórios. Dessa forma, os alunos conseguem relacionar as dinâmicas migratórias a outros fatores sociais, econômicos e políticos que condicionam a distribuição populacional.

  • Mapas históricos e comparação com mapas atuais.
  • Relatos orais de moradores sobre migrações.
  • Identificação de fatores que influenciam as dinâmicas migratórias.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve atividades práticas e teóricas, mesclando exploração de campo e análise de registros históricos e relatos. Os estudantes serão divididos em grupos, incentivando o trabalho colaborativo e a troca de insights. Essa abordagem busca engajá-los ativamente no processo de aprendizagem, transformando-os em pesquisadores do ambiente social e geográfico.

  • Saída de campo para observação direta.
  • Consulta a mapas antigos e contemporâneos.
  • Entrevistas com moradores locais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é organizado para maximizar o proveito do tempo disponível, estruturando a saída de campo e as atividades reflexivas que a sucedem. A primeira parte é dedicada à exploração do ambiente externo, enquanto a segunda parte foca na consolidação e reflexão das descobertas coletadas durante a saída.

  • Aula 1: Saída de campo e recolhimento de dados.
  • Aula 2: Discussão e compilação dos achados em sala de aula, com elaboração do diário de bordo.

Avaliação

A avaliação será baseada nos diários de bordo criados pelos alunos, os quais deverão incluir descrições detalhadas das rotas migratórias identificadas, com embasamento nos mapas consultados e relatos coletados. Critérios como clareza, precisão histórica, criatividade e capacidade de análise crítica serão considerados. Por exemplo, um diário que claramente articula descobertas de campo com teorias discutidas em classe, utilizando uma abordagem criativa na apresentação, será altamente pontuado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, uma diversidade de materiais é empregada, assegurando que os alunos tenham suporte adequado tanto no campo quanto na sala de aula. Mapas, guias de entrevista e dispositivos para anotação são fundamentais para a execução e registro das descobertas feitas durante a prática.

  • Mapas antigos e atuais.
  • Guias de entrevista para interação com moradores.
  • Cadernos ou dispositivos para registro de observações.

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