Superpotências em Jogo

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Geopolítica Global

Nesta atividade denominada 'Superpotências em Jogo', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizarão uma simulação de uma conferência internacional, assumindo os papéis de representantes dos Estados Unidos, China e Brasil. Esta dinâmica tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma perspectiva profunda sobre os complexos relacionamentos geopolíticos, geoeconômicos e geoestratégicos que definem as relações entre essas três nações poderosas no cenário mundial. Alunos serão divididos em grupos e cada um representará um dos países mencionados, preparando-se para o debate por meio de pesquisas e análises de dados atualizados sobre a influência geoeconômica, os planos de expansão geoestratégica e a postura geopolítica de seu respectivo país. A simulação culminará num evento onde cada grupo apresentará seus argumentos defendendo os interesses e visões globais de sua nação, proporcionando um espaço de discussão crítica e a promoção de uma melhor compreensão sobre como estratégias diplomáticas e conflitos geopolíticos moldam o mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa equipar os alunos com o conhecimento, habilidades e perspectivas necessárias para entender a complexidade das relações internacionais contemporâneas através da experiência prática de simulação. Pretende-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica dos papéis geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dos Estados Unidos, China e Brasil no cenário mundial. Além disso, a atividade busca promover habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação construtiva e colaboração em equipe, proporcionando aos alunos a experiência de discutir questões globais importantes, evidenciando a importância da diplomacia e estratégias econômicas nas relações entre nações.

  • Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos das relações entre os Estados Unidos, China e Brasil.
  • Desenvolver habilidades de debate, pesquisa e argumentação, baseando-se em dados para sustentar posições.
  • Compreender a importância da diplomacia e estratégias econômicas no contexto das relações internacionais.
  • Promover a colaboração em equipe e a discussão crítica sobre conflitos geopolíticos contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
  • EF08GE06: Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
  • EF08GE07: Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta aula englobará conceitos fundamentais de geopolítica, geoeconomia e geoestratégia, concentrando-se nas dinâmicas de poder entre os Estados Unidos, China e Brasil. Os alunos explorarão a importância dos blocos econômicos, alianças estratégicas e fóruns internacionais, além do papel crucial das negociações diplomáticas e conflitos regionais. Também será dada atenção às iniciativas de desenvolvimento, investimentos internacionais e a influência cultural e econômica dessas nações no cenário global.

  • Conceitos de geopolítica, geoeconomia e geoestratégia.
  • Dinâmica geopolítica entre Estados Unidos, China e Brasil.
  • Importância de blocos econômicos e alianças estratégicas.
  • Papel das negociações diplomáticas e conflitos regionais.
  • Análise de iniciativas de desenvolvimento e investimentos internacionais.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na aprendizagem ativa, utilizando estratégias como Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão encorajados a explorar e pesquisar antecipadamente os tópicos relacionados aos países que representarão, permitindo a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa. Durante a simulação da conferência, cada grupo terá a chance de apresentar seus argumentos e responder a questões, facilitando a imersão na dinâmica das relações internacionais e fomentando um debate rico e construtivo.

  • Pesquisa e preparação prévia sobre os países representados.
  • Simulação de conferência internacional com apresentações e debates.
  • Utilização de ferramentas digitais para suporte à pesquisa e apresentação.
  • Feedback construtivo e análise crítica das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao contexto da simulação, divididos em grupos e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus argumentos na simulação da conferência, seguida de um debate entre os participantes.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da pesquisa pelos grupos.
  • Aula 2: Simulação da conferência internacional e debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação dos alunos durante o processo de pesquisa, a profundidade e precisão das informações trazidas para o debate, bem como na habilidade de argumentação e defesa dos pontos de vista do país representado. Adicionalmente, será avaliada a capacidade de trabalhar colaborativamente dentro dos grupos e a participação ativa no ciclo de feedback, após as apresentações. A clareza, criatividade e adesão aos princípios de respeito e diplomacia durante os debates também serão considerados. Exemplos específicos de participações marcantes e construtivas serão destacados e reconhecidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, ferramentas digitais para a criação de apresentações multimídia (como PowerPoint, Prezi ou Google Slides), equipamentos de áudio e vídeo para as apresentações e, se possível, um mapa-múndi ou globos para contextualizar geograficamente os debates. Materiais impressos e digitais sobre geopolítica, economia internacional e relações exteriores dos países envolvidos também serão utilizados para enriquecer a pesquisa e o aprendizado dos alunos.

  • Acesso à internet e ferramentas digitais para pesquisa.
  • Softwares para apresentações multimídia.
  • Equipamentos de áudio e vídeo para apresentações.
  • Mapa-múndi ou globos para contexto geográfico.
  • Materiais impressos e digitais sobre geopolítica e economia internacional.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo