Nesta atividade denominada 'Superpotências em Jogo', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizarão uma simulação de uma conferência internacional, assumindo os papéis de representantes dos Estados Unidos, China e Brasil. Esta dinâmica tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma perspectiva profunda sobre os complexos relacionamentos geopolíticos, geoeconômicos e geoestratégicos que definem as relações entre essas três nações poderosas no cenário mundial. Alunos serão divididos em grupos e cada um representará um dos países mencionados, preparando-se para o debate por meio de pesquisas e análises de dados atualizados sobre a influência geoeconômica, os planos de expansão geoestratégica e a postura geopolítica de seu respectivo país. A simulação culminará num evento onde cada grupo apresentará seus argumentos defendendo os interesses e visões globais de sua nação, proporcionando um espaço de discussão crítica e a promoção de uma melhor compreensão sobre como estratégias diplomáticas e conflitos geopolíticos moldam o mundo contemporâneo.
Esta atividade visa equipar os alunos com o conhecimento, habilidades e perspectivas necessárias para entender a complexidade das relações internacionais contemporâneas através da experiência prática de simulação. Pretende-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica dos papéis geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos dos Estados Unidos, China e Brasil no cenário mundial. Além disso, a atividade busca promover habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação construtiva e colaboração em equipe, proporcionando aos alunos a experiência de discutir questões globais importantes, evidenciando a importância da diplomacia e estratégias econômicas nas relações entre nações.
O conteúdo abordado nesta aula englobará conceitos fundamentais de geopolítica, geoeconomia e geoestratégia, concentrando-se nas dinâmicas de poder entre os Estados Unidos, China e Brasil. Os alunos explorarão a importância dos blocos econômicos, alianças estratégicas e fóruns internacionais, além do papel crucial das negociações diplomáticas e conflitos regionais. Também será dada atenção às iniciativas de desenvolvimento, investimentos internacionais e a influência cultural e econômica dessas nações no cenário global.
A metodologia empregada nesta atividade é centrada na aprendizagem ativa, utilizando estratégias como Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão encorajados a explorar e pesquisar antecipadamente os tópicos relacionados aos países que representarão, permitindo a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa. Durante a simulação da conferência, cada grupo terá a chance de apresentar seus argumentos e responder a questões, facilitando a imersão na dinâmica das relações internacionais e fomentando um debate rico e construtivo.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao contexto da simulação, divididos em grupos e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus argumentos na simulação da conferência, seguida de um debate entre os participantes.
A avaliação será contínua e baseada na participação dos alunos durante o processo de pesquisa, a profundidade e precisão das informações trazidas para o debate, bem como na habilidade de argumentação e defesa dos pontos de vista do país representado. Adicionalmente, será avaliada a capacidade de trabalhar colaborativamente dentro dos grupos e a participação ativa no ciclo de feedback, após as apresentações. A clareza, criatividade e adesão aos princípios de respeito e diplomacia durante os debates também serão considerados. Exemplos específicos de participações marcantes e construtivas serão destacados e reconhecidos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, ferramentas digitais para a criação de apresentações multimídia (como PowerPoint, Prezi ou Google Slides), equipamentos de áudio e vídeo para as apresentações e, se possível, um mapa-múndi ou globos para contextualizar geograficamente os debates. Materiais impressos e digitais sobre geopolítica, economia internacional e relações exteriores dos países envolvidos também serão utilizados para enriquecer a pesquisa e o aprendizado dos alunos.
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