A Fábrica na Sala de Aula

Desenvolvida por: Jose V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Industrialização e suas Implicações Socioeconômicas

Nesta atividade pedagógica prática denominada 'A Fábrica na Sala de Aula', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de compreender de maneira vivencial o processo de industrialização. Transformados em operários e engenheiros por um dia, eles utilizarão kits de construção simples, como blocos de montar e materiais recicláveis, para projetar e desenvolver um produto. Este exercício simula as etapas do processo de industrialização, desde a concepção até a produção. Ao finalizar a construção, ocorrerá uma discussão crítica sobre as diversas funções dentro do processo produtivo, destacando-se a importância da inovação tecnológica, as implicações no mercado de trabalho e no meio ambiente. Essa atividade proporciona um paralelo entre o aprendizado prático e as transformações no trabalho discutidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo uma perspectiva holística sobre como a industrialização impactou e continua impactando sociedades ao redor do globo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade estão profundamente alinhados com a necessidade de proporcionar aos alunos uma compreensão crítica sobre as transformações globais decorrentes do processo de industrialização. Visamos não apenas introduzir conceitos de produção, inovação tecnológica e organização do trabalho, mas também fomentar uma análise sobre como esses elementos afetam o meio ambiente, as culturas e o mercado de trabalho. Além disso, a atividade oferece uma plataforma para que os estudantes possam experimentar diretamente com os conceitos de trabalho em equipe, design e planejamento, preparando-os para uma compreensão mais aprofundada das questões econômicas e sociais que moldaram e continuam moldando o mundo moderno.

  • Compreender o processo de industrialização e seu impacto global.
  • Analisar as implicações da inovação tecnológica no mercado de trabalho e meio ambiente.
  • Experienciar as etapas de produção e a importância do trabalho em equipe.
  • Refletir sobre as transformações no trabalho e seus reflexos na sociedade contemporânea.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE10: Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • EF09GE11: Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
  • EF09GE12: Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda de forma integrada a evolução da industrialização e seus efeitos abrangentes. Ao vivenciar a montagem de um produto, os alunos aplicam em prática conceitos de produção industrial, inovação e trabalho em equipe. Além disso, a subsequente discussão busca contextualizar a atividade prática com temas como o impacto da industrialização no meio ambiente, as transformações no mercado de trabalho e a importância da inovação tecnológica, oferecendo uma base sólida para a compreensão das complexidades do mundo moderno.

  • História da industrialização e sua expansão global
  • Impactos da industrialização no meio ambiente e sociedade
  • Inovação tecnológica e seu papel no desenvolvimento industrial
  • Transformações no mercado de trabalho e na dinâmica socioeconômica global
  • Discussão sobre sustentabilidade e futuro do trabalho

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio de uma abordagem de aprendizado experiencial, utilizando metodologias ativas como a Saída de Campo virtual, Atividade Mão-na-massa, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Alunos serão incentivados a participar ativamente no processo de aprendizagem por meio da construção, reflexão e debate, simbolizando assim as diferentes facetas do processo industrial. Esta abordagem não apenas facilita a assimilação dos conteúdos programáticos de uma maneira mais dinâmica e significativa, mas também promove habilidades essenciais como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

  • Construção de um produto usando materiais recicláveis como simulação do processo industrial
  • Discussões em grupo para promover a reflexão crítica sobre as etapas de produção
  • Aplicação de conceitos de Sala de Aula Invertida com material de estudo preparatório
  • Uso de Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos no tema

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. No primeiro encontro, os alunos serão apresentados ao projeto e aos materiais, iniciando o planejamento e a construção do produto. Na segunda aula, eles finalizarão a construção e participarão das discussões críticas sobre as múltiplas facetas do processo de industrialização.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação das equipes e início da construção.
  • Aula 2: Finalização da construção e discussão crítico-reflexiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação dos alunos durante todo o processo, incluindo a fase de construção e contribuições para as discussões em grupo. Critérios específicos incluirão a criatividade e inovação no design do produto, eficácia no trabalho em equipe, profundidade da análise crítica nas discussões e compreensão dos impactos do processo de industrialização. Exemplos de produtos bem-sucedidos e discussões significativas serão destacados como modelos de excelência e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo kits de construção com blocos de montar e materiais recicláveis, para simular o ambiente de uma fábrica. Além disso, será providenciado acesso a artigos e vídeos que abordem o tema da industrialização e suas implicações, servindo como material preparatório para as discussões em sala. O uso de tecnologia, como apresentações em slides e plataformas de aprendizagem, também será incorporado para enriquecer a experiência educacional.

  • Kits de construção e materiais recicláveis
  • Artigos e vídeos sobre industrialização
  • Tecnologias de apresentação e plataformas de aprendizagem online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo