Nesta atividade inovadora, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de realizar uma saída de campo virtual, explorando a presença e o impacto das corporações internacionais em diferentes partes do mundo, utilizando ferramentas digitais como o Google Earth e mapas interativos. O objetivo é permitir que os estudantes investiguem como essas corporações influenciam os padrões de consumo e a cultura local em diversos continentes. Cada grupo será responsável por um continente, coletando informações e analisando as consequências da atuação dessas empresas globais nas sociedades. Posteriormente, eles compartilharão suas descobertas com a classe, através de apresentações digitais ou posteres online, promovendo uma rica troca de conhecimentos e perspectivas.
Esta atividade tem como propósito desenvolver uma compreensão crítica sobre a globalização e o papel das corporações internacionais na configuração dos padrões culturais e de consumo ao redor do mundo. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de analisar a complexidade das redes globais de comércio e produção e seu impacto nas economias locais, culturas e sociedades. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação eficaz, cultivando também uma postura reflexiva e crítica diante dos fenômenos da globalização.
A atividade se concentra na exploração da globalização, especialmente na maneira como as corporações internacionais modificam os padrões de consumo e cultural localmente e globalmente. Serão abordadas as redes globais de comércio e produção, a integração econômica, política e cultural e suas consequências para sociedades de diferentes continentes. Além disso, a atividade engaja os alunos na aplicação prática de geografia econômica e cultural, utilizando ferramentas digitais para investigação e análise.
A saída de campo virtual será guiada por uma metodologia ativa e interativa, utilizando ferramentas digitais. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual explorando um continente através do Google Earth e outros mapas interativos, para posteriormente compartilharem suas descobertas em formato de apresentações digitais ou posteres online, promovendo uma sala de aula invertida. Incentiva-se o uso de aprendizagem baseada em projetos para que os estudantes construam seu conhecimento de forma colaborativa, dialogando com a aprendizagem baseada em jogos, para tornar o processo mais dinâmico e engajador.
A atividade totalizará uma carga horária de 10 horas, distribuídas em 12 aulas de 50 minutos. A saída de campo virtual será realizada nas primeiras sessões, seguidas de atividades de pesquisa e compilação de informações. Posteriormente, haverá momentos dedicados à criação das apresentações ou posteres, culminando em sessões de apresentação e debate sobre as descobertas.
A avaliação será baseada em critérios como profundidade da pesquisa realizada, criatividade e clareza na apresentação, capacidade de análise crítica dos impactos das corporações internacionais e engajamento durante as discussões em sala. Serão atribuídas notas tanto ao trabalho em grupo quanto à participação individual nos debates. Exemplos específicos como a identificação de padrões de consumo influenciados por corporações em diferentes culturas e a análise da integração global podem enriquecer os trabalhos e serão valorizados na avaliação.
Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com conexão à internet, assinaturas de ferramentas de mapa digitais como o Google Earth, plataformas para criação e compartilhamento de apresentações digitais e posteres online. A adoção de recursos interativos e plataformas de colaboração online permitirá que os alunos conduzam suas pesquisas de forma eficaz e compartilhem seus resultados de maneira criativa e impactante.
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