A Rota da Globalização: Explorando o Mundo Através de Uma Saída de Campo Virtual

Desenvolvida por: João C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Globalização e Corporações Internacionais

Nesta atividade inovadora, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de realizar uma saída de campo virtual, explorando a presença e o impacto das corporações internacionais em diferentes partes do mundo, utilizando ferramentas digitais como o Google Earth e mapas interativos. O objetivo é permitir que os estudantes investiguem como essas corporações influenciam os padrões de consumo e a cultura local em diversos continentes. Cada grupo será responsável por um continente, coletando informações e analisando as consequências da atuação dessas empresas globais nas sociedades. Posteriormente, eles compartilharão suas descobertas com a classe, através de apresentações digitais ou posteres online, promovendo uma rica troca de conhecimentos e perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como propósito desenvolver uma compreensão crítica sobre a globalização e o papel das corporações internacionais na configuração dos padrões culturais e de consumo ao redor do mundo. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de analisar a complexidade das redes globais de comércio e produção e seu impacto nas economias locais, culturas e sociedades. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação eficaz, cultivando também uma postura reflexiva e crítica diante dos fenômenos da globalização.

  • Explorar e entender a influência das corporações internacionais nos padrões de consumo e cultura global.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica através da exploração de ferramentas digitais e mapas interativos.
  • Fomentar a comunicação eficaz e a criatividade na apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Promover a compreensão da integração econômica, política e cultural mundial.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE02: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
  • EF09GE09: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra na exploração da globalização, especialmente na maneira como as corporações internacionais modificam os padrões de consumo e cultural localmente e globalmente. Serão abordadas as redes globais de comércio e produção, a integração econômica, política e cultural e suas consequências para sociedades de diferentes continentes. Além disso, a atividade engaja os alunos na aplicação prática de geografia econômica e cultural, utilizando ferramentas digitais para investigação e análise.

  • Globalização e seu impacto no mundo contemporâneo
  • Presença e influência de corporações internacionais em diferentes sociedades
  • Exploração de ferramentas digitais e mapas interativos para pesquisa geográfica
  • Análise dos efeitos da globalização na cultura e no consumo

Metodologia

A saída de campo virtual será guiada por uma metodologia ativa e interativa, utilizando ferramentas digitais. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual explorando um continente através do Google Earth e outros mapas interativos, para posteriormente compartilharem suas descobertas em formato de apresentações digitais ou posteres online, promovendo uma sala de aula invertida. Incentiva-se o uso de aprendizagem baseada em projetos para que os estudantes construam seu conhecimento de forma colaborativa, dialogando com a aprendizagem baseada em jogos, para tornar o processo mais dinâmico e engajador.

  • Saída de Campo Virtual
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará uma carga horária de 10 horas, distribuídas em 12 aulas de 50 minutos. A saída de campo virtual será realizada nas primeiras sessões, seguidas de atividades de pesquisa e compilação de informações. Posteriormente, haverá momentos dedicados à criação das apresentações ou posteres, culminando em sessões de apresentação e debate sobre as descobertas.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e divisão dos grupos
  • Aula 3-5: Saída de campo virtual e início da pesquisa
  • Aula 6-8: Continuação da pesquisa e início das apresentações/posteres
  • Aula 9-11: Finalização das apresentações/posteres
  • Aula 12: Apresentação dos trabalhos e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como profundidade da pesquisa realizada, criatividade e clareza na apresentação, capacidade de análise crítica dos impactos das corporações internacionais e engajamento durante as discussões em sala. Serão atribuídas notas tanto ao trabalho em grupo quanto à participação individual nos debates. Exemplos específicos como a identificação de padrões de consumo influenciados por corporações em diferentes culturas e a análise da integração global podem enriquecer os trabalhos e serão valorizados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com conexão à internet, assinaturas de ferramentas de mapa digitais como o Google Earth, plataformas para criação e compartilhamento de apresentações digitais e posteres online. A adoção de recursos interativos e plataformas de colaboração online permitirá que os alunos conduzam suas pesquisas de forma eficaz e compartilhem seus resultados de maneira criativa e impactante.

  • Computadores com acesso à internet
  • Google Earth ou outras ferramentas de mapa digital
  • Plataformas de criação de apresentações digitais
  • Espaço online para compartilhamento de posteres
  • Ferramentas de colaboração e comunicação online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo