Batalha das Ideias: Globalização em Debate

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Globalização: Aspectos Positivos e Negativos

Nesta atividade, os alunos do 9º ano irão participar de um debate sobre a globalização, divididos em grupos para discutir seus aspectos positivos e negativos. Cada grupo representará uma perspectiva distinta sobre o tema, promovendo uma análise crítica e abrangente das diferentes formas de integração mundial. Após o debate, a turma realizará uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes. Essa atividade busca estimular as habilidades de argumentação, compreensão crítica e análise dos alunos, permitindo-lhes entender melhor o processo complexo da globalização.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito do planejamento de aprendizagem é desenvolver habilidades críticas entre os alunos, permitindo-lhes explorar e articular diferentes perspectivas sobre a globalização. O foco é capacitá-los a reconhecer e avaliar tanto os benefícios quanto as limitações do fenômeno globalizante. Por meio da prática de argumentação, espera-se que os alunos adquiram maior habilidade em discutir e diferenciar os conceitos de globalização e mundialização.

  • Desenvolver habilidades de argumentação sobre o tema da globalização.
  • Identificar aspectos positivos e negativos da globalização.
  • Estimular a capacidade dos alunos de se posicionarem criticamente sobre temas contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados visam fornecer uma visão abrangente da globalização, permitindo aos alunos explorar as múltiplas dimensões deste fenômeno. A definição e a importância da globalização serão discutidas, assim como suas consequências econômicas, culturais e políticas. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de compreender como a globalização afeta diferentes regiões e populações.

  • Conceito de globalização e mundialização.
  • Impactos econômicos da globalização.
  • Influências culturais e políticas da globalização.

Metodologia

A metodologia de ensino foi formulada para promover um aprendizado ativo e participativo. A divisão da turma em grupos visa garantir que todos os alunos se engajem na atividade. A utilização de debates promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e proporciona um espaço para a expressão de ideias e confronto de diferentes opiniões.

  • Divisão da turma em dois grupos com diferentes perspectivas.
  • Realização de um debate estruturado sobre a globalização.
  • Votação dos argumentos mais convincentes apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para permitir que todas as etapas sejam desenvolvidas em 60 minutos. Cada parte da atividade foi planejada para ocorrer de forma sequencial e integrada, assegurando que o tempo seja utilizado eficientemente, com espaço suficiente para debates e discussão de ideias.

  • Aula 1: Introdução e preparação dos grupos (20 minutos)
  • Aula 2: Debate e votação (30 minutos)
  • Encerramento e reflexão sobre os resultados (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade dos alunos de interagir e discutir o tema. Os critérios incluem a clareza dos argumentos, o embasamento teórico, a capacidade de contra-argumentar e o respeito às opiniões divergentes. Por exemplo, um aluno que apresentar um argumento bem estruturado e embasado em dados concretos sobre os impactos econômicos da globalização poderá receber uma avaliação positiva, enquanto o respeito durante o debate também será um ponto observacional para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem ferramentas que facilitem a pesquisa, a apresentação e a interação entre os alunos. Estes materiais são essenciais para um ambiente de aula enriquecedor e colaborativo, onde os alunos se sintam motivados a participar ativamente.

  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Quadro e marcadores para anotações.
  • Material de áudio para apresentação do debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo