Esta atividade pedagógica, denominada 'Caçadores de Globalização', foi concebida com o propósito de propiciar uma compreensão prática e interativa sobre o conceito de globalização, evidenciando suas dinâmicas e impactos ao nível local e global. Ao longo de 4 horas, divididas em seis encontros de 40 minutos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a investigar a origem de objetos comuns no cotidiano, reconhecendo os países onde foram fabricados e o processo produtivo por trás deles. Esse exercício estimulará o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, além de fomentar a consciência sobre a interconexão global. Grupos serão formados e cada um receberá uma lista de objetos para investigar. Após a coleta de informações, os grupos compartilharão suas descobertas em apresentações que ilustrem como a globalização facilita o acesso a esses produtos, pontuando tanto seus benefícios quanto desafios.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência direta com os processos de globalização, despertando a curiosidade e o entendimento sobre como os produtos do cotidiano são produzidos e distribuídos globalmente. Visa-se desenvolver competências de pesquisa, análise crítica e síntese, juntamente com habilidades de comunicação e apresentação. Além disso, pretende-se estimular uma compreensão mais aprofundada sobre a complexidade das cadeias produtivas e a relevância das conexões globais na vida diária, reconhecendo a maneira pela qual a globalização afeta localmente e globalmente.
O conteúdo programático da atividade 'Caçadores de Globalização' engloba o estudo da globalização como um processo econômico, cultural e social que ultrapassa fronteiras, promovendo a integração e interdependência mundial. O foco estará na análise da produção, distribuição e consumo de bens dentro desse contexto global, incluído aí o papel desempenhado pelas tecnologias da informação. A reflexão sobre impactos locais e globais da globalização também será incentivada, permitindo uma visão crítica dos estudantes sobre o tema.
A metodologia ativa será primordial na condução da 'Caçadores de Globalização'. A abordagem busca envolver os alunos de maneira direta na construção do seu conhecimento, através de pesquisa, discussão em grupo e apresentação. A atividade será orientada em etapas que promovem o engajamento ativo, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu aprendizado ao investigar, refletir e compartilhar conhecimentos sobre a globalização.
A atividade será conduzida em seis encontros de 40 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao conceito de globalização, seguida pela formação dos grupos e distribuição dos objetos de pesquisa. Os encontros subsequentes serão dedicados à pesquisa e preparação das apresentações. A atividade culminará com a apresentação dos grupos e uma reflexão orientada sobre o aprendizado alcançado.
A avaliação da atividade 'Caçadores de Globalização' será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e profundidade das apresentações e nas contribuições individuais para as discussões em grupo. Serão considerados ainda a capacidade de síntese e compreensão crítica demonstrada pelos alunos acerca do tema globalização. Os critérios de avaliação serão comunicados com antecedência, incluindo a organização do trabalho em grupo, a pesquisa, a argumentação e a habilidade de apresentar e debater as ideias.
Para a realização da atividade 'Caçadores de Globalização', serão necessários recursos como acesso a internet para pesquisa, materiais para as apresentações (cartolinas, marcadores, computadores com PowerPoint ou software similar), além de textos e vídeos de apoio sobre globalização. Será importante também dispor de um ambiente que permita tanto o trabalho em grupo quanto as apresentações finais de forma confortável e propícia ao debate.
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