Círculo Cultural: Vozes Indígenas

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Diversidade Cultural e Preservação Ambiental

A atividade 'Círculo Cultural: Vozes Indígenas' propõe uma imersão cultural e reflexiva para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes terão a oportunidade de representar diferentes etnias indígenas em uma roda de debate que simula uma assembleia. Essa simulação exige pesquisa e compreensão prévias sobre a cultura, os costumes e as práticas ambientais das populações indígenas a serem representadas. Ao compartilhar suas descobertas, os alunos promovem o respeito à diversidade cultural e entendem a importância das diversas práticas de preservação ambiental. A atividade visa também encorajar a valorização das distintas identidades indígenas e estimular a capacidade dos alunos de defender princípios de preservação e respeito às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar nos alunos o respeito e a valorização das culturas indígenas e sensibilizá-los sobre a importância de práticas sustentáveis para a conservação ambiental. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e expressar a riqueza cultural e ambiental das etnias indígenas estudadas. A atividade busca desenvolver nos estudantes a habilidade de análise crítica quanto à diversidade cultural e ambiental, fortalecendo seu entendimento sobre os impactos da ação humana na natureza.

  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural das etnias indígenas.
  • Analisar as práticas de preservação ambiental das populações indígenas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE03: Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • EF09GE18: Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo detalhado de culturas indígenas, enfocando suas tradições, valores sociais e práticas ambientais. Os estudantes examinarão aspectos como organização social, economia de subsistência, língua, arte e práticas espirituais de diferentes etnias. Também farão comparações entre as práticas de conservação ambiental das etnias estudadas e as práticas modernas, favorecendo uma visão crítica e consciente.

  • Estudo das culturas e tradições das etnias indígenas.
  • Análise das práticas de conservação ambiental das populações indígenas.

Metodologia

A metodologia proposta combina pesquisa, discussão e dramatização para enriquecer o aprendizado. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por uma etnia específica, realizando pesquisas detalhadas para apresentar suas descobertas na forma de debate. Essa metodologia busca estimular a investigação ativa, a colaboração e o desenvolvimento do pensamento crítico.

  • Pesquisa de campo sobre etnias indígenas.
  • Dramatização e debate representativo de assembleias indígenas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é constituído de duas aulas de 60 minutos, que proporcionam tempo suficiente para pesquisa, preparação e execução da simulação da assembleia indígena. Durante a primeira aula, os alunos realizarão pesquisas e construirão seus argumentos. Na segunda aula, ocorrerá a simulação da assembleia, onde cada grupo apresentará suas descobertas e participará do debate.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação sobre etnias indígenas.
  • Aula 2: Simulação da assembleia indígena e debate.

Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir de uma rubrica que considerará o nível de aprofundamento da pesquisa apresentada, a clareza e coerência dos argumentos durante o debate, e o respeito demonstrado às opiniões e culturas alheias. Exemplos de critérios incluem: precisão da informação cultural, capacidade de argumentação e defesa de princípios de respeito à diversidade. Além disso, a habilidade em identificar relações entre as práticas indígenas e as práticas atuais de preservação ambiental também será avaliada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a bibliotecas digitais, computadores com internet para pesquisa, materiais de escrita para anotação e preparação das apresentações, e um espaço adequado para a realização da simulação da assembleia. Esses recursos apoiarão o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e apresentação dos alunos.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Bibliotecas digitais e materiais de referência.

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