Da Nossa Escola ao Mundo: Conexões Globais

Desenvolvida por: Divone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Pensamento Espacial e Conexões Globais

Esta atividade, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, propõe uma jornada exploratória a partir da localização da própria escola até uma ampla visão global usando o Google Earth. Os alunos começarão por explorar a geografia e o entorno imediato de sua escola para, gradualmente, ampliar a visualização e descobrir como sua cidade está conectada às várias partes do mundo através de vias de transporte, rotas comerciais e fluxos migratórios. Eles investigarão as intrincadas redes de conexões globais que moldam as realidades locais, desde os produtos que consomem até as diferentes culturas que coexistem em sua comunidade. Através desta exploração, os alunos ganharão uma compreensão mais profunda da importância do pensamento espacial e de como as decisões tomadas em uma parte do mundo podem afetar pessoas e locais distantes. A atividade culminará com cada aluno ou grupo de alunos criando apresentações digitais que mapeiam uma rota específica - seja ela uma rota de viagem, uma cadeia de suprimentos comercial ou um caminho migratório - conectando sua cidade a outro ponto do globo, demonstrando assim a teia de conexões que entrelaçam local e global.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos uma visão crítica e ampliada do mundo, através da exploração geográfica e do desenvolvimento do pensamento espacial. Pretende-se que eles compreendam como as redes de conexões globais influenciam suas vidas cotidianas e o meio ambiente em que vivem. Além disso, busca-se estimular a habilidade de pesquisa e síntese de informações, através da criação de apresentações digitais que demonstrem as conexões entre sua cidade e o mundo. A habilidade de trabalhar em grupo também será fomentada, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e colaborativas essenciais para o século XXI.

  • Analisar as conexões entre localidades locais e globais através de vias de transporte, rotas comerciais e fluxos migratórios.
  • Desenvolver pensamento espacial e crítico sobre como eventos globais afetam a realidade local.
  • Utilizar tecnologias digitais para explorar geograficamente o mundo e criar apresentações significativas.
  • Fomentar habilidades de pesquisa, síntese de informações e trabalho colaborativo.

Conteúdo Programático

Para alcançar os objetivos propostos, serão abordados conceitos de geografia humana e física que permitam aos alunos compreender a interconexão entre diversos pontos do planeta. Serão explorados temas como globalização, rotas de comércio internacional, migrações humanas e impactos ambientais de decisões globais, servindo como base teórica para as atividades práticas com o Google Earth e a criação de apresentações digitais.

  • Conceitos básicos de geografia humana e física
  • Globalização e suas influências locais
  • Importância das vias de transporte na conexão global
  • Fluxos comerciais e migratórios globais
  • Impactos ambientais das redes globais

Metodologia

A atividade será pautada na metodologia ativa 'Saída de Campo Virtual', utilizando o Google Earth para explorar a geografia, e na 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos criarão suas apresentações. Os alunos inicialmente explorarão a localidade da escola no Google Earth, ampliando o foco até alcançarem uma visão global. Discussões guiadas fomentarão a reflexão sobre as descobertas feitas. A pesquisa será conduzida em grupos, estimulando o trabalho colaborativo, culminando com a elaboração e apresentação de projetos digitais que demonstrem as conexões descobertas.

  • Saída de Campo Virtual com Google Earth
  • Atividade mão-na-massa através da criação de projetos digitais
  • Discussões em grupo acerca das conexões globais e locais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a exploração do Google Earth e discussões iniciais sobre as conexões globais. Na segunda aula, os alunos, em grupos, finalizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações digitais para serem compartilhadas com a classe.

  • Aula 1: Exploração do Google Earth e discussão sobre conexões globais.
  • Aula 2: Pesquisa em grupos e elaboração de apresentações digitais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em classe, na profundidade da pesquisa realizada e na criatividade e clareza das apresentações digitais. Serão avaliadas as habilidades de trabalho em equipe, uso efetivo do Google Earth, capacidade de síntese e apresentação das informações. A capacidade de estabelecer conexões significativas entre a localidade da escola e o mundo global será um critério chave.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e ao Google Earth, projetor para apresentações finais e acesso a materiais de apoio digital para pesquisa. Recomenda-se também a consulta a bases de dados e websites de geografia, comércio internacional e migrações para enriquecer as pesquisas.

  • Computadores com acesso à internet e Google Earth
  • Projetor para apresentações
  • Materiais de apoio digital para pesquisa

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